Pós em Ensino da Unioeste de Foz do Iguaçu realiza palestras para celebrar os 10 anos do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ensino da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu foi criado em 2013, com o objetivo de promover a formação de pesquisadores na área de ensino, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação no país. Desde então, o programa vem se consolidando como referência na área, formando mestres que atuam em diversas instituições de ensino superior.

Para marcar a data, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus de Foz do Iguaçu, celebrou os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Com duas palestras com os temas “Reflexões sobre a Formação e Ação Docente em tempo pandêmico: o que aprendemos e para onde vamos?” com o Prof. Dr. André Ary Leonel – UFSC e a palestra de encerramento com o tema “O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa” com o Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto – UERJ.

A palestra em comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIOESTE foi um momento de celebração e reflexão sobre os avanços conquistados até aqui, mas também um momento de reafirmação do compromisso com a formação de pesquisadores comprometidos com a educação e a sociedade.

Durante a conferência de abertura os integrantes da mesa: Prof. Dr. Fernando José Martins – Diretor Geral do Campus da Unioeste de Foz do Iguaçu; Prof. Dr. Reginaldo Aparecido Zara - Coordenador do Programa de Pós – Graduação em Ensino; Prof. Dr. Romeu Reginatto – Diretor do Centro de Engenharia e Ciências Exatas do Campus da Unioeste de Foz do Iguaçu; Prof. Dr. Samuel Klauck – Diretor do Centro de Educação, Letras e Saúde da universidade e a Profa. Sanimar Busse – Pró – Reitora de Pesquisa e Pós – Graduação, destacaram em suas falas a importância da pesquisa em ensino na Unioeste e para a região de Foz do Iguaçu e apresentaram um panorama das atividades desenvolvidas pelo programa nos últimos 10 anos.

No decorrer desses 10 anos de existência, o Programa de Pós-Graduação em Ensino da instituição desenvolve duas linhas de pesquisa: Ensino em Ciência e Matemática que tem como objetivo desenvolver investigações concernentes ao ensino, as quais decorrem da articulação das Ciências da Saúde e das Ciências Naturais, envolvendo Física, Química, Biologia e Matemática, consideradas como primordiais para a atuação de cidadãos. A segunda linha de pesquisa é em Ensino em Linguagens e Tecnologias que estuda a leitura, a escrita e as aplicações das tecnologias no ensino, bem como os contextos educativos plurilinguísticos e multiétnicos. Além disso, durante esses 10 anos de existência já foram realizadas diversas atividades de extensão, contribuindo para a aproximação da universidade com a comunidade.

Texto: Alexsander Marques

Fotos: Alexsander Marques