Unioeste sedia encontro do PROJETEK estadual

Os PROJETEK's são escritórios de projetos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo que atendem a demanda de municípios de pequeno porte

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu nesta quinta-feira (27) representantes das 07 universidades estaduais do estado (UEM; UNESPAR; UNICENTRO; UENP; UEPG e Unioeste), o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Ensino Superior; Professor Aldo Nelson Bona; o Presidente do CREA-PR, Professor Ricardo Rocha de Oliveira; o Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná Carlos Antônio Reis e o coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI, Professor Marcos Pelegrina, diretores e pró-reitores de campi para a cerimônia de abertura do II Encontro de Integração dos Escritórios PROJETEK e também a assinatura do convênio do aacordo de Cooperação entre a Unioeste e a AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) referente ao PROJETEK Unioeste.

Os PROJETEK são escritórios de projetos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo que utilizam da tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) para atender a demanda de municípios de pequeno porte, com menos de 30 mil habitantes em regiões de abrangência das Universidades Estaduais. De acordo com a Coordenadora do PROJETEK Unioeste, Giovanna Patricia Gava Oyamada estes escritórios contribuem para o desenvolvimento regional “Os Escritórios PROJETEK contribuem com o Programa de Apoio às Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável, coordenado pela SETI e apoiado pela Fundação Araucária (FA), a qual visa consolidar a competência do Estado do Paraná no desenvolvimento regional sustentável por meio da integração universidade, empresa, governo e sociedade”.

Durante a manhã, na cerimônia de abertura, foi o momento de apresentação do Programa, principalmente para mostrar como Universidade e Sociedade podem se unir de maneira eficiente "Que esse projeto seja integração entre a universidade e a comunidade. É uma oportunidade da sociedade se unir a nós e lutar para que cada vez mais universitários estejam onde a população está, essa é uma das funções da do PROJETEK", destacou o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.

Esses escritórios regionais, com sede em cada Universidade, atendem diretamente 80% dos municípios paranaenses, já que é voltado aos municípios com até 30 mil habitantes, por isso essa união através do acordo assinado durante o encontro, se faz tão necessária "A Universidade não tem que levar a solução. A Universidade precisa estar presente com a pesquisa e ciência, sentir a demanda daquela comunidade. Esse projeto caminha no sentido de devolver para a sociedade, ações importantes que irão intervir em cada município", ratifica Carlos Antônio Reis, presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e prefeito de Anahy.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, confirmou que o PROKETEK é um braço das AGEUNIS (Agências para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação do Paraná), ou seja, reforça que as demandas da sociedade, identificadas por representantes da sociedade levem as necessidades reais para que esses projetos sejam colocados em prática “Nos colocamos (as Universidades a serviço dos Municípios abaixo dos 30 mil habitantes. A intenção é que nossas universidades tenham escritórios para que possam trabalhar com projetos com viabilidade de acontecer. Nós precisamos no menor espaço de tempo possível estar com projetos entregues para os municípios”, completa o Secretário Aldo.

O PROJETEK

O primeiro escritório PROJETEK iniciou na Universidade Estadual de Londrina em 2021 e a partir de 2022 outros foram criados nas demais Universidades Estaduais: UNIOESTE, UEM, UNESPAR, UNICENTRO, UENP e UEPG, com o apoio da SETI e da Fundação Araucária. O primeiro encontro de Integração dos Escritórios Projetek ocorreu em setembro de 2022 em Londrina, a partir do qual as equipes decidiram manter encontros presenciais para compartilhar experiências dos trabalhos desenvolvidos.

Nesta quinta-feira (27), na Unioeste também aconteceram palestras com representantes da Paraná Projetos, Paraná Cidade e CREA-PR, além de uma visita ao escritório do PROJETEK na Unioeste.