Equipes da Unioeste conquistam 2° lugar na Olimpíada Brasileira de Zootecnia

Alunos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, conquistaram uma excelente colocação na 3° edição das Olimpíadas Brasileiras de Zootecnia. A competição é organizada pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). O processo contou com as etapas local, estadual e nacional que envolveu a aplicação de provas com conteúdos técnicos de diferentes disciplinas da grade curricular.

A edição da olimpíada possuiu três categorias: individual, equipe treineira e equipe veterana. Eram considerados treineiras as equipes formadas por acadêmicos que haviam cursado até o 4° semestre do curso e veteranas equipes formadas por estudantes dos demais semestres.

A equipe treineira "Zootreiner" formada pelos acadêmicos Bianca Estela Stein, Bruna Fernanda Alves Magalhães, Giovanna de Souza Silva, Kewlin Moranti dos Santos e Mario Roberto Uhlein Júnior todos do 4° período de Zootecnia atualmente, foi orientada pelo professor Vinícius Mattia. A equipe veterana "Meninos da pecuária" composta por Eduardo Anderle, Eduardo Shihann Benites, Gabriel Natã Comin, Ikaro Aparecido Ribeiro e Jonata Ian Guesser, estudantes do 8° período de zootecnia, teve a orientação do professor Paulo Levi de Oliveira Carvalho. Ambas passaram pelas três etapas da olimpíada e conquistaram o segundo lugar a nível nacional.

De acordo com o regulamento da Olimpíada, além de certificados de participação e classificação, as três primeiras equipes colocadas receberão medalhas e voucher para integrar a delegação brasileira ao London International Youth Science Forum - LIYSF 2024 no Imperial College, Londres, Reino Unido. A entrega da premiação ocorrerá durante o Congresso Brasileiro de Zootecnia - Zootec 2023 que será realizado no início de junho deste ano em Natal-RN.

“Estamos muito felizes e orgulhosos deste resultado que demonstra a capacidade e a preparação dos alunos formados pelo curso de zootecnia da Unioeste e trás um reconhecimento ao bom trabalho desenvolvido por toda a comunidade acadêmica na universidade”, disse o professor orientador e colaborador do Centro de Ciências Agrárias, Vinícius Mattia.