Unioeste: Alunos de Nutrição avaliam em crianças atendidas nos Centros Municipais de Educação de Francisco Beltrão

Com objetivo de compreender o diagnóstico nutricional de crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) de Francisco Beltrão para que futuramente ocorram ações de Educação Alimentar e Nutricional o Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou uma avaliação em todas as crianças matriculadas nos 20 CMEIS da cidade.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Mariana Abe Vicente Cavagnari – Colegiado de Nutrição, cerca de 2.300 crianças passaram pela avaliação feita por 32 alunos do curso nos meses de março e abril deste ano.

Essa atividade faz parte do Projeto Saúde e Educação nas Escolas, iniciado em dezembro de 2022, que tem como objetivo inserir os estudantes do curso de nutrição da Unioeste em contato direto com a alimentação escolar e estudantes do município de Francisco Beltrão. Além disso, pretende desenvolver políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira para promover saúde e educação integral.

O projeto, segundo Mariana, visa colocar em prática ações da curricularização da extensão, por meio dos conhecimentos teóricos das disciplinas da matriz curricular do 3º ano e 4º anos do curso de Nutrição, especialmente, e possam ser aplicados nas Unidades de Alimentação e Nutrição das escolas municipais, de forma que sejam produzidos resultados que beneficiem todos os envolvidos na produção dos alimentos nas escolas, bem como os estudantes que consomem a alimentação escolar. “Com base nas avaliações nutricionais, somente por meio do peso, altura e comprimento, verificou-se que a maioria das crianças estão com peso adequado para idade, porém também diagnosticamos situações de déficit de crescimento, como também o excesso de peso para altura e idade”, comentou a coordenadora, lembrando que “ a avaliação nutricional nos Centros de Educação Municipal, são atividades que ocorrem anualmente. A oportunidade de envolver acadêmicos do 1, 2 e 3 anos nas avaliações nutricionais foram de grande valia, pois conseguiram colocar em prática uma das bases da extensão, o diagnóstico da população que futuramente receberá ações de Educação alimentar e nutricional. Baseado nesse rastreio nutricional temos a expectativa de darmos continuidade à outras ações que englobam o projeto como Educação Alimentar e Nutricional para os estudantes, professores e funcionários envolvidos na alimentação escolar, bem como auxiliar promover capacitações e desenvolver materiais técnicos para as escolas, com o objetivo de melhorar a produção dos alimentos nas escolas”.