Serviço de obesidade e cirurgia bariátrica do HUOP se torna modelo para a 20ª Regional de Saúde

O Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (Socb) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), se tornou modelo para a 20ª Regional de Saúde. Representantes dos municípios de Marechal Cândido Rondon, São Pedro do Iguaçu e Toledo, participaram na manhã da última segunda-feira (17), do segundo encontro com os pacientes do Socb no auditório do HUOP, localizado no 3º andar do CEAPAC, que também contou com a presença de estudantes de mestrados, pós-doutorado, acadêmicos de psicologia, nutrição e residentes das áreas de saúde do HUOP também participaram da reunião.

No primeiro mês desse novo grupo, 17 dos 24 participantes eliminaram juntos cerca de 20 quilos, número muito significativo para o coordenador do projeto Dr Allan Araújo.

“O esforço de cada pessoa para comparecer na reunião e aplicar tudo o que conversamos como parte de mudanças no dia a dia, trouxe esse resultado. De pouquinho em pouquinho a mudança vai aparecendo e nesse grupo, os participantes já começaram a ter esses bons resultados. É mostrar que a partir do momento em que o indivíduo deseja mudar, ele consegue”, ressaltou o coordenador do projeto.

Maria Regina é uma das participantes, já no primeiro mês conseguiu eliminar mais de quatro quilos após mudanças na alimentação acompanhada de exercícios diários. “Não é fácil mudar tudo, o primeiro passo que fiz foi tirar o açúcar, cortei carboidratos e frituras. Passei a consumir mais legumes e peixes nas principais refeições, tudo isso aliado a atividade física diariamente”, comentou Maria.

Para Diogo Bonfim, outro participante do grupo, os quilos que já eliminou são resultado da transformação desempenhada no dia a dia, com atitudes básicas “Quando tivemos a primeira reunião, eu segui as recomendações e decidi ir ao trabalho a pé como forma de fazer atividade física. Passei a cuida melhor da minha alimentação e com isso, a cada dia fui alçando esse resultado e eu sei que é só o começo”, comentou Diogo.

Durante os encontros, profissionais que estão à frente do grupo mostram que o processo de emagrecimento é composto por vários fatores, até mesmo no ato de mastigar o alimento. A nutricionista Claudia Felicetti explica que nosso corpo precisa entender nossa mudança “Fazemos tudo de forma automática e sem perceber, o que mais escutamos é que as pessoas não têm tempo para se alimentar. É através da mastigação que liberamos hormônios e na hora das principais refeições cometemos erros sem perceber. Por exemplo: Cortar os alimentos de forma grande, encher o garfo com muita quantidade de alimento e comer muito rápido dificulta o processo de absorção de nutrientes dos alimentos e nossa digestão. O ideal para obtermos à saciedade em cada refeição é mastigar de 20 a 30 vezes a cada “garfada”. Nosso cérebro precisa de no mínimo 20 minutos para entender e receber a informação que estamos no processo de alimentação”, explicou a nutricionista.

O autoconhecimento

Durante a dinâmica, o tema do autoconhecimento psicológico e emocional foi colocado em pauta entre os profissionais, acadêmicos e participantes do grupo. “Todos nós temos que entender o que sentimos e fazer a anotação de cada sensação assim que ela aparece/acontece, temos que deixar registrado. Principalmente nos momentos que vamos nos alimentar e quando a gente prática isso, sabendo o que é fome e o que é vontade de comer, nosso corpo começa a apresentar bons resultados e com isso temos mais saúde”, explicou a psicóloga do HUOP, Mônica Celis Stelmach.

Modelo para a 20ª Regional de Saúde

Após a dinâmica com os participantes, uma reunião sobre como o Socb do HUOP é aplicado com os pacientes foi tema entre os representantes dos municípios de Toledo, de Marechal Cândido Rondon e São Pedro do Iguaçu.

O Dr Allan, explicou que há dez anos quando começou atender pacientes com obesidade muitos acabavam não retornando para uma nova consulta e com isso surgiu a necessidade de criar um grupo, mas com a diferença de agregar mais serviços com vários profissionais multidisciplinares, foi então que surgiu o Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (Socb) do HUOP. “O primeiro acolhimento é o mais importante, a gente começa a entender o que cada paciente passa e proporcionar conforto emocional, conhecimento nutricional e motivação para mudança de vida é o que sempre buscamos para cada indivíduo. Temos um time de profissionais com muitas histórias de participantes que conseguiram mudar de vida, mas mudaram com qualidade de vida, sem a necessidade de intervenção cirúrgica, seguindo todas as orientações repassadas no grupo. Aos poucos o paciente foi aprendendo e se reeducando, com o se levantar, andar, deitar-se, coisas que são simples no dia a dia e que com a obesidade passam a ser uma dificuldade”, explicou o médico.

O coordenador ressaltou da importância de se trabalhar com uma equipe multidisciplinar faz toda a diferença, porque assim é possível realizar o acompanhamento de cada paciente, traçando mudança de hábitos e trazendo qualidade de vida para as pessoas que buscam o serviço. Todo esse esforço da equipe do Scob acabou se tornando exemplo para outros municípios da nossa região do Estado.

“Não é só falar que tem que parar de comer e fazer exercícios físicos, mas é sobre entender o que cada pessoa passa, o que ela sente, saber o que deseja e estudar cada caso para saber se deve ou não realizar o procedimento cirúrgico. Esse novo grupo de pacientes que faz parte do Scob coleciona bons resultados e mostram que todos nós estamos no caminho certo para o combate a obesidade. Ficamos felizes em saber que nosso projeto está se tornando modelo para outros municípios do Paraná”, finaliza Dr Allan.

Assessoria de Comunicação Social.
Fotos: Guilherme Silveira.