Unioeste: Centro de Ciências Sociais Aplicadas promove Encontro de Oportunidades Comerciais

Na última quinta-feira (13), estiveram reunidos representantes de 28 organizações do oeste do Paraná, no auditório Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, entre elas: supermercados, cooperativas da agricultura familiar, compradores governamentais, e associações. O objetivo do evento foi promover um debate sobre a comercialização de gêneros alimentícios produzidos regionalmente, com encaminhamentos futuros alinhados ao desenvolvimento local e regional de maneira sustentável.

O evento foi promovido pela parceria entre: Unioeste; Programa de Mestrado Profissional em Administração-PPGADM; Núcleo da ACIC região Sul; Associação Paranaense de Supermercados-APRAS; Agencia de desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná-ADEOP, e Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão rural-ANATER. E foi conduzido pelos Professores Dr. Marcelo Roger Meneghatti da Unioeste e Dr. Marcos Roberto Gregolin da Universidade Federal de Santa Maria.

Na oportunidade, foram apresentados dados de demanda e consumo de produtos da agricultura familiar da cidade de Cascavel, e ouvidos os representantes de compradores e produtores da região. Na sequência, foram dadas tratativas para os encaminhamentos futuros. O evento contou com a participação do reitor da Unioeste, Prof. Alexandre Webber, que reiterou a importância deste debate e o apoio institucional para ações com esta temática.

O professor Dr. Marcelo explica que a participação de empresas, alunos, representantes das cooperativas e demais instituições é de grande valia para firmar essa parceria. “Espera-se que novas ações aconteçam e que elas continuem promovendo o conhecimento, o estreitamento das relações da universidade com a comunidade local e o desenvolvimento sustentável nestes ambientes empreendedores”, ressalta.