Plenária da Zicosur reúne reitores no Paraguai e define novos rumos da Rede

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mais uma vez, esteve presente no evento da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Rede Zicosur Universitário), ocorrido neste mês, sediado na Universidad Nacional del Este (UNE), no Paraguai. O encontro reuniu reitores de universidades do Brasil, Argentina e Paraguai e definiu novos rumos do Grupo.

No segundo e último dia do 33º Encontro da Zicosur, quem presidiu foi o professor Miguel Sanches Neto, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Nesta edição, foi debatido o novo estatuto, datas de eventos e possibilidades de mobilidade internacional de estudantes. “Neste momento, se constrói um outro patamar de relações entre nossas instituições”, afirma o presidente da Zicosur, professor Miguel.

A Zicosur deste ano aconteceu em duas cidades e dois países – Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai). “Estar aqui, num evento realizado entre dois países, é muito importante para mostrar a relevância das universidades para o desenvolvimento de nossas regiões, que é objetivo comum de todos nós”, ressalta.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, comenta que foi uma grande satisfação participar novamente do evento, e também recepcionar a todos “em casa”, pois o primeiro dia de evento foi realizado no campus da Unioeste em Foz do Iguaçu. “Nós nos fortalecemos juntos, inclusive nos fortalecemos muito mais para buscar parcerias mais distantes, então desejo sucesso e que a gente encontre cada vez mais parcerias. A América Latina é algo fantástico, precisamos crescer juntos”.

Ainda, é visto que a Unioeste é uma universidade de fronteira, sendo assim, tem uma inserção bem grande na América Latina, como diz Rafael Mattiello, assessor de relações internacionais da Unioeste. “Vemos  um campo muito fértil para a gente poder promover a nossa universidade em toda essa região da América do Sul, onde a gente está inserido. Então existem várias possibilidades de mobilidade dos indivíduos, de agentes universitários, de discentes e docentes, como também possibilidades de realização de pesquisa, de cooperação interinstitucional com esses membros da rede”, diz o assessor.

Segundo Rafael, o evento é uma grande oportunidade de negociar parcerias que reflitam em benefícios aos nossos cursos de graduação e aos nossos programas de pós-graduação.

O evento

Quem recepcionou os reitores no segundo dia de evento foi o reitor da UNE, professor Osvaldo Caballera Costa. “Nós estamos apostando forte no investimento pela qualidade da educação e a integração é agenda prioritária para nossas universidades”. Em 2023, a UNE completa 30 anos de existência. “Este é um momento muito importante para a nossa Universidade, pois estamos de aniversário, e receber reitores e professores de outros países reforça nosso compromisso com a internacionalização”.

O vice-presidente da Zicosur e reitor da Universidad Nacional de Caaguazu, professor Ángel Rodriguez González, afirma que entende a universidade como uma solução para desafios. “Assim como em nossa região, outros locais representados no evento são abatidos pela pobreza e problemas sociais”. Um dos caminhos, para ele, é a internacionalização entre universidades, objetivo da Zicosur. “Essa parceria entre as universidades amplia o papel de solucionador de problemas sociais que a universidade desenvolve e este evento demonstra o compromisso com este desafio”, salienta.

Decisões

A presidência da Zicosur nomeou novos membros executivos da comissão: Zully Mabel Rivero (Universidad Nacional de Formosa); Leandro Vanalli (Universidade Estadual de Maringá); Héctor Rubén Paz (Universidad Nacional de Santiago del Estero); e Sergio Pagani (Universidad Nacional de Tucumán). Os novos membros farão parte das decisões da Zicosur, com poder de voto nos debates.

Zully é a única mulher dos membros executivos, indicada pelo presidente da Zicosur. “Esta é uma oportunidade de mostrar que temos tanta capacidade quanto os homens para ocupar esses espaços”. Mulheres podem liderar equipes. “Também podemos ocupar os mesmos espaços de decisões com a mesma competência. Por isso, também é importante o fato de eu ser pesquisadora e reitora de uma universidade com 130 anos e 14 campi”.

Além dos membros executivos, Sandra Carolina Romano Buryaile (Universidad Nacional de Salta) foi nomeada secretária permanente da Rede. É a primeira vez que a Zicosur estabelece um cargo permanente na secretaria. “Para mim, que sou professora de relações internacionais, é uma oportunidade de estudos valiosa. Eu aceito esse desafio com muita empolgação e fico honrada de ser a primeira mulher a assumir a posição”, avalia Sandra. Para ela, a oportunidade permite trazer discussões de desenvolvimento regional mais próximas às questões de gênero e proteção para mulheres. “Muito me honra a cadeira de secretária permanente estar na minha Universidade, por ser um ponto estratégico no norte da Argentina, próxima a fronteira com outros países membros da Rede”, explica.

A 34º Plenária da Zicosur irá acontecer na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), juntamente com a segunda edição do Seminário Internacional Zicosur Universitário (Sizu), que reunirá trabalhos de estudantes das universidades parceiras. As datas serão definidas pelos Escritórios de Relações Internacionais das instituições. Ainda, foram assinados convênios bilaterais entre as universidades.

Sobre

A Zicosur congrega universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru para atuar em programas conjuntos, com o objetivo de fortalecer a integração regional acadêmica e consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Para saber mais sobre os eventos e oportunidades de mobilidade acadêmica da Rede Zicosur, acompanhe o site aqui.

Com informações de Assessoria de Imprens UEPG