Unioeste: VIII Ciclo de Palestras em Conservação e Manejo de Recursos Naturais segue até dia 24 de março

Nesta semana, acontece o VIII Ciclo de Palestras em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, organizado pelo Programa de Pós Graduação de Conservação e Manejo de Recursos Naturais (PPRN) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O evento, que teve sua abertura na segunda-feira (20), segue até a sexta-feira (24), com palestras de temas bastante variados dentro do programa.

O ciclo de palestras acontece anualmente no programa, e é onde os mestrandos do segundo ano, têm a oportunidade de apresentar o resultado e temas de suas pesquisas para os ouvintes, que são acadêmicos do primeiro ano do mestrado, graduação e toda a comunidade. Segundo a professora do programa e coordenadora do evento, Dra. Lívia Godinho Temponi, são momentos muito válidos para a interação entre os profissionais também.

Organizado de forma online, exceto pela sua abertura, o VIII Ciclo de Palestras em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, contou ainda com palestrantes externos e internos. Além disso, a coordenadora do evento explica que devido a pandemia, todo o evento passou a ser online, com isso percebeu-se um número de acessos maior, já que é gratuito e gera certificado.

“No evento do ano passado, tiveram ouvintes de todo o Brasil, até por isso optamos por mesmo após a pandemia, o evento permanecer online, porque como é um evento gratuito e a gente quer divulgar para alcançar ainda mais pessoas”, explica Lívia. Porém, diferente do ano passado, neste ano a abertura foi presencial para que houvesse uma interação e troca de experiências frente a frente pelo menos no primeiro dia.

Ainda, o ciclo de palestras nasceu de uma disciplina, que virou um projeto de extensão. E isso ajuda tanto aos mestrandos que palestram apresentando seus resultados para o público, quanto para incentivar e agregar o conhecimento dos ouvintes sobre conservação e manejo de recursos.

Abertura do ciclo

Para a abertura do VIII Ciclo de Palestras em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, foram convidados o vice-coordenador do PPRN, Dr. Neucir Szinwelski, para receber e apresentar o ciclo. E também a Profa. Dra. Maria da Piedade Araújo, diretora executiva da Agência de Inovação (Unioeste INOVA) e Nilza Maria de Souza Altavini, advogada da agência, para falar mais sobre o passo a passo de proteger o conhecimento da universidade.

Unioeste INOVA

Visto que é um evento realizado com a presença de pesquisadores e também futuros, a Agência de Inovação aproveitou o momento para explicar um pouco mais sobre a sua função, e sobre como pode ser aproveitada. “Cabe à Agência de Inovação a proteção do conhecimento da universidade, então a proteção da propriedade intelectual e também do know how. E nós fomos convidados para mostrar o que é a Agência de Inovação, o que ela vai fazer, já que a regulamentação é nova e o passo a passo para se proteger uma ideia”, diz a diretora executiva.

Segundo a advogada da agência, elas estão divulgando uma política nova que está sendo implementada, com o objetivo de mudar a cultura em relação ao que se pode, que hoje a lei permite e obriga, diferente de anteriormente. “Estamos na fase de querer alcançar os pesquisadores, tanto os acadêmicos, quanto os professores, então a gente quer criar uma conexão, interna e externa, e esse é o papel da agência, que é na verdade uma ponte entre a universidade e seus pesquisadores e a sociedade”

Sendo assim, a Unioeste INOVA está divulgando o seu trabalho e objetivo por meio de eventos que é chamada, e também em visita a todos os campi da universidade.

Texto: Maria Luiza De Marco