Reitores se unem em Brasília em busca de recursos para assistência estudantil

Os reitores das sete universidades estaduais do Paraná, que fazem parte da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), tiveram agenda cheia na capital federal, em busca de recursos para a assistência estudantil em suas unidades.

O reitor da Unioeste, Prof. Alexandre Webber, que tambémé vice-presidente da APIESP destacou a importância da busca por recursos federais. “A Unioeste conta hoje com diversos pontos de investimentos federais, como FNDE e FINEP, alem da execução de emendas parlamentares nos campi e hospital universitário. Agora, nos reunimos como associação, em busca de recursos da bancada paranaense em Brasília para buscar novos investimentos, sem cor partidária. O Governo Federal mudou, mas a busca por investimentos na Unioeste nunca para.”

O reitor enfatizou também que a busca por recursos para a assistência estudantil foi destaque. “Na Unioeste temos procurado garantir a permanência do estudante nas cidades onde temos campi. Hoje temos a bolsa BIAAL, o auxílio moradia, restaurante universitário em todas as cidades, além da busca pela construção da casa do estudante, e o financiamento desses programas, que são importantes mecanismos que buscam a permanência do aluno fora de sua cidade de origem, no decurso da graduação e pós-graduação.”

Agenda continua

Os reitores da Unioeste, Unicentro, UEPG, UENP, UEL, UEM e Unespar, se reuniram com o líder da bancada paranaense na câmara, deputado Toninho Wandscheer (PP), com a presidente do PT nacional, deputada Gleisi Hoffmann, com os deputados federais Beto Preto (PSD), Rodrigo Estacho (PSD), Tadeu Veneri (PT), e o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu.

A agenda segue na próxima quinta-feira (09), quando os reitores que formam a ABRUEM (Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais), realizam audiência com a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Luciana Santos.

Texto: Victor Hugo Junior

Fotos: Julio César Prado