Unioeste e Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares discutem parceria

O campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu a visita de uma comitiva do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN). Estiveram presentes os Programas de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (PREP), Engenharia Química (PEQ), Química (PPGQui), Bioenergia (PPGBio) e Ciências Ambientais (PPGCA), além dos cursos de graduação em Engenharia de Pesca, Engenharia Química, Química Bacharelado e Química Licenciatura. A visita aconteceu para se criar um contato entre o Instituto e a Unioeste e analisar futuras possibilidades de parceria entre as Instituições.  A visita aconteceu por iniciativa do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (COMDET).

A diretora do IPEN, Isolda Costa, apresentou a comitiva e afirmou que o Instituto tem interesse em estabelecer parcerias na região, que tem se destacado pelo crescimento econômico. De acordo com Costa, é possível haver uma contribuição mútua entre as Instituições em várias áreas.

O superintendente do IPEN, Wilson Calvo, apontou possibilidades de parceria em três áreas de estudos: a alimentícia, a ambiental e a de energias renováveis. De acordo com o grupo, há possibilidade do estabelecimento de convênios acadêmicos para intercâmbio de estudantes e professores.

A representante institucional do Doutorado Acadêmico em Inovação (DAI), Soraya Moreno Palácio, afirma que a visita abre possibilidades de a Unioeste expandir as suas pesquisas. “Essa visita abre caminho para conseguirmos uma cooperação técnica nos projetos de pesquisa, mestrado e doutorado, com o intercâmbio de estudantes para complementar as suas dissertações e teses. Também há possibilidade de nossos professores realizarem um pós-doutorado no IPEN, além de visitas técnicas e estágios para nossos estudantes da graduação”, comenta a coordenadora.

O IPEN é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo e gerida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) do Governo Federal e tem como objetivo “a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, produzindo conhecimentos científicos, desenvolvendo tecnologias, gerando produtos e serviços de maneira segura e formando recursos humanos nas áreas nuclear e correlatas”, segundo o site do IPEN.

Daniel Schneider