Central de Notícias

HUOP trabalha grupo de prevenção e conscientização ao dia mundial da obesidade

     Em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, comemorado neste sábado (04) e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), possui um grupo de extensão e pesquisa com pacientes que tem o objetivo de trazer reflexão ao tema. O assunto da obesidade está relacionado à segurança alimentar nutricional e qualidade de vida.

     A obesidade traz diversos riscos para várias doenças não transmissíveis (DNT’s), como: diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e até várias formas de câncer.
 
     Segundo Dr. Allan Cesar Faria Araujo, Cirurgião Gastroenterológico e do Aparelho Digestivo do HUOP, cada paciente que entra no grupo de extensão e pesquisa recebe um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e várias etapas são organizadas. “A cada encontro com o grupo acontecem reuniões e novas consultas são programadas e se o paciente não consegue emagrecer e precisa passar por uma interversão cirúrgica, é necessário que ele atenda a alguns critérios estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e existe uma fila de espera”, explicou o médico.

     No Brasil, o Ministério da Saúde estima que um em cada quatro adultos tenham obesidade, num total de mais de 41 milhões de pessoas (os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde de 2020) e estima-se que 60,3% da população adulta com 18 anos ou mais de idade apresentava excesso de peso.
Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), 22,0% do público avaliado possui obesidade grau I, já 9,1% apresentaram obesidade grau II e 4,5% obesidade grau III (BRASIL, 2020e). Ao analisar a tendência temporal do excesso de peso e obesidade em nosso estado entre os anos de 2008 e 2020, observa-se um aumento de 42,7% no excesso de peso e 88,6% na obesidade entre adultos.

     No Paraná esses números são ainda mais preocupantes, segundo um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa), 69,9% dos adultos avaliados em 2020 apresentaram excesso de peso e, destes, 35,6% obesidade.


     A 10ª Regional de Saúde de Cascavel, registrou um aumento de 34,12% para pessoas com sobrepeso, 21,34% para obesidade grau I, já os índices de obesidade grau II aumentaram cerca de 9,02% e 4,58% para obesidade grau III.
Obesidade no mundo

     Em 2022, a OMS divulgou a estimativa de que haja mais de 1 bilhão de pessoas vivendo com a obesidade no mundo. Desse total 650 milhões são adultos, 340 milhões são adolescentes e 39 milhões são crianças e esse número vem crescendo cada vez mais.

      A OMS afirma: a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade.
 
Assessoria de Comunicação Social.
Fotos: Gustavo Nakayama - HUOP.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.