O Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), vai promover a 1ª Semana de Internacionalização do Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná, no período de 6 a 8 de dezembro. A iniciativa integra a Rede Estadual de Ensino Superior do Paraná e é voltado à participação da comunidade acadêmica e da sociedade.

O evento tem como objetivo articular condições favoráveis ao processo de modernização, inovação, competitividade e inserção internacional das Universidades Estaduais do Paraná. O intuito é fortalecer e ampliar a integração de universidades, pesquisadores e estudantes à comunidade científica global.

A programação será remota.

Dia 6 de dezembro

No período da manhã a Semana inicia com atividades voltadas apenas para os setores de internacionalização das IEES, com reuniões com convidados internacionais, visando a estruturação de novas parcerias e o conhecimento de mecanismos informacionais. Assim, os assessores e coordenadores estarão reunidos com a Université de Pau et des Pays de l'Adour (UPPA); Università di Torino (UNITO) & UNITA Universitas Montium. Em seguida, os assessores/as se reúnem com representação da MoveOn.

Mediarores: Rafael Mattiello/UNIOESTE; Renato Leão e Marcio Cassandre/UEM.

Nosso convite aberto a comunidade acadêmica e público em geral inicia no período da tarde do dia 6 de dezembro, às 18h, com a Abertura oficial da SEMANA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ.

Inicialmente, teremos o lançamento da Chamada Publica 22/2022, referente ao PROGRAMA DE APOIO AO FOMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS IEES DO ESTADO DO PARANÁ, com presença de autoridades da Fundação Araucária e da SETI.

Na sequência, a professora e Pesquisadora/Cnpq, Kyria Rebeca Finardi, proferirá a palestra intitulada “Internacionalização do Ensino Superior no Brasil: oportunidades e desafios”. Kyria Finardi é Membro Permanente da Diretoria de Internacionalização da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES),  Vice Presidente da International Association of Applied Linguistics (AILA), Cofundadora & Co-Coordenadora da AILA.

Link para acesso: meet.google.com/nct-zxsm-qcf

Dia 7 de dezembro

A programação do dia 7 de dezembro inicia às 9h com a apresentação do Programa PARANÁ FALA IDIOMAS (PFI), com a Coordenadora Geral, Eliane Segati Rios. Junto a Coordenação Geral do PFI, você conhecerá os Coordenadores do Paraná Fala Inglês, Paraná Fala Francês e do Paraná Fala Espanhol, entre outros membros da equipe do PFI, criado desde 2014.

Às 9h45 a programação será com o professor Ron Martinez, coordenador do Programa AWARD que articula e integra os Centros de Escrita Acadêmica, nas 7 IEES. Com ele conheceremos orientadores dos centros de escrita acadêmica de algumas das IEES.

Link para acesso: https://meet.google.com/jfk-pqtw-ksj

Às 17h30 teremos a apresentação do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), com mediação da professora Viviane Furtuoso da Universidade Estadual do Londrina (UEL).

Às 18h será o momento de conhecermos o funcionamento e atividades dos Institutos, Laboratório e (ou) Escolas e Centros de Línguas das IEES, com mediação da professora Cibele Krause Lemke da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Esses centros de Línguas respondem por muitas iniciativas e oportunidades no ensino de Línguas, alguns iniciaram junto ao início das próprias IEES e vale à pena se aproximar e compreender cada uma dessas iniciativas para alçarmos voos rumo a oportunidades em vários países.

Link para acesso: https://meet.google.com/jfk-pqtw-ksj

Dia 8 de dezembro

A programação do dia 8 de dezembro inicia às 9h com um workshop que facilitará seu entendimento sobre o Collaborative Online International Learning (COIL), que diz respeito a uma estratégia da “internacionalização em casa”, voltada a pensar experiências de mobilidade virtual, dinâmicas à distância interagindo com as instituições internacionais parceiras. Para tanto, teremos as professoras Luciana Calvo e Milena Alonso do setor de internacionalização da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que nos oferece essa oportunidade de estudo, com o “UEM COIL- Intercâmbio Virtual de Aprendizagem: potencialidades e desafios”.

Às 10h40 com apresentação da SPRINGER NATURE, por meio do Diretor de Parcerias Estratégicas da SPRINGER NATURE na América Latina e no Caribe, Doug Moran. Interessados em conhecer estratégias e ferramentas para ampliar conhecimento sobre como traduzir, redigir artigos científicos para periódicos internacionais e se inserir na produção acadêmica internacional terão algumas dicas e conhecimento do que promove e produz a SPRINGER NATURE.

Link para acesso:  https://meet.google.com/stz-qvwz-zhz

Às 17h30 teremos a fala dos convidados Gerry Kaufman, Cônsul, Adido para Assuntos de Educação e Cultura e Marcos R. Hirata, Assessor de Cultura e Educação, ambos do Consulado Geral dos Estados Unidos da América, em São Paulo. O tema será “Oportunidades de Internacionalização por meio do Consulado Geral dos Estados Unidos da América, em São Paulo”.

A mediação será realizada pela Professora Gisele Onuki, Coordenadora de Ensino Superior da SETI.

Link para acesso: https://meet.google.com/hxf-rboi-hup