Secretariado Executivo Trilíngue realiza entrega de certificados do Projeto Primeiro Emprego

O curso de Secretariado Executivo Trilíngue realiza a entrega dos certificados para os alunos inscritos no projeto de extensão Secretariado Executivo – Preparando para o Primeiro Emprego. A cerimônia acontece no próximo dia 02 de julho, no Teatro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo, às 11 horas.

O projeto de extensão é coordenado pela professora Fabiana Regina Veloso, com a colaboração de professores do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste. A partir de 2021 o projeto passou a ter colaboração de professores do curso de Ciências Econômicas da Unioeste campus de Toledo. Segundo a professora, as atividades são realizadas de forma ininterrupta há 11 anos, mesmo durante a pandemia e já capacitaram mais de mil jovens e adolescentes no município de Toledo.

A professora informa que o projeto é realizado por meio de oficinas ministradas por estudantes do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste (em 2021 e 2022 também por alunos do curso de Ciências Econômicas) e supervisionadas por professores dos dois cursos. “O objetivo é capacitar jovens e adolescentes com conteúdos que os preparem para o ingresso no mercado de trabalho. São oficinas que promovem o desenvolvimento da oralidade, da escrita e de reflexões importantes para a elaboração de currículos, de entrevistas de emprego, dentre outras questões importantes para estes jovens e adolescentes sobre o contexto organizacional”, explica a professora.

Em 2022 foram ofertadas 11 oficinas: Currículo e Empregabilidade; Postura e Ética Profissional; Rotinas Administrativas; Administração de Empresas; Empreendedorismo; Recursos Tecnológicos; Inglês para Negócios; Mídias e Comunicação; Entrevista e Oratória; Educação Financeira; e Gestão e Liderança.

Em 2022, na primeira edição do projeto, a realização destas ações foi promovida por 10 professores e 36 acadêmicos. Os jovens e adolescentes foram atendidos nos Centros da Juventude do Jardim Coopagro e do Jardim Europa. Esta edição teve o apoio da Prefeitura Municipal de Toledo, que divulgou e inscreveu os alunos, além de sediar a realização das oficinas nos dois Centros da Juventude e fornecer os lanches em todas as oficinas.