Parceria entre Unioeste e Iguassu Valley rende Prêmio Nacional da Inovação

Em consequência do papel desempenhado na busca pela inovação, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste recebeu uma réplica do troféu conquistado pelo Iguassu Valley no Prêmio Nacional da Inovação. O Iguassu Valley é o nome do Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná, que é formado por empresas, cooperativas, universidades, com inclusão da Unioeste, e outros atores da cadeia econômica e de inovação da região.

A premiação na categoria “Ecossistemas Consolidados” é fruto da qualidade do processo de inovação existente no Oeste do Paraná, que foi reconhecida em caráter nacional. O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, comemorou a premiação e a importância do trabalho conjunto na busca por novas tecnologias que impactam a vida das pessoas. “A Unioeste é um dos parceiros desse ecossistema e é isso que a gente precisa entender. Nós estarmos trabalhando em parceria é fundamental não só para a universidade, mas para toda a região e para o desenvolvimento. Ninguém avança sem a parceria e o envolvimento de todo o sistema” comentou. “A universidade tem o papel de transferir tudo o que ela produz para a sociedade. Esse ó objetivo e for por isso que a sociedade brigou por uma universidade aqui no Oeste do Paraná”, disse o reitor.

O diretor do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste – NIT, Reginaldo Ferreira, explicou que a Confederação Nacional das Indústrias - CNI é a responsável por fazer o levantamento da efetividade dos ecossistemas de inovação e exaltou o papel da universidade nesse processo. “De todos (os ecossistemas) o Oeste do Paraná foi classificado como o melhor. E isso tem muito a ver conosco, com a universidade. Nós produzimos muito dentro da universidade, em termo de patente, inovação, transferência de tecnologia, formação de mestres, doutores e outras ações. Então, nós demos uma contribuição fundamental para o recebimento desse prêmio”, destacou.

O SEBRAE também é um dos agentes que participa do ecossistema de inovação. O gerente regional oeste do SEBRAE-PR, Augusto Stein, valoriza a premiação recebida pela região. “Isso é fantástico para nós, pois traz resultado para um trabalho feito há algum tempo por diversos parceiros. Nós temos feito esse trabalho de organização regional por meio do SRI Iguassu Valley e tudo isso gera uma grande rede que aquece e fomenta para que esse ecossistema seja mais ativo”. Sobre o papel das universidades, Augusto destaca o grande trabalho das instituições em prol da inovação. “As universidades são ativos importantes do ecossistema. Além de gerar conhecimento, elas geram pesquisa que, quando aplicada na prática com os desafios do setor produtivo, isso geram frutos maiores. Com isso, ela vai se conectando com empresas e com instituições, fazendo essa roda do ecossistema gerar”, finalizou.