Servidores recebem capacitação sobre Nova Lei das Licitações

Desde grandes aquisições até pequenas compras, o processo de licitação é fundamental para a manutenção da confiança e da lisura nos procedimentos de compra por parte dos órgãos públicos. A Nova Lei das Licitações (Lei nº 14.133/2021) precisará ser adotada obrigatoriamente no ano de 2023, por esse motivo os servidores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste receberam um treinamento sobre a nova legislação.

O curso ocorreu entre os dias 31 de maio e 02 de junho, no Auditório do Conselho Universitário, localizado no prédio da Reitoria. Participaram da preparação servidores dos setores financeiro, jurídico e de outros ligados diretamente com os processos de licitação e que trabalham na Reitoria, no Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP e nos cinco campi da instituição (Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão).

Responsável pelo curso, o Grupo JML foi contratado com recursos do Fundo de Capacitação dos Servidores e abordou todos os detalhes da Nova Lei das Licitações, que modificará toda a estrutura de compras realizadas pela Universidade e pelos demais órgãos públicos. Foram expostos os principiais conceitos da legislação, os processos existentes em uma licitação, estudos técnicos preliminares, amostras, entre outros assuntos relacionados.

O pró-reitor de Administração e Finanças da Unioeste, Geysler Bertolini, comentou sobre o curso que preparou os servidores para os desafios da nova legislação. “Nós tivemos toda essa capacitação dos servidores, buscando que eles aperfeiçoem os processos nos moldes da nova lei e, principalmente o planejamento de compras em que nós teremos que entrar, além dos outros modelos de compras públicas existentes”, comentou.