Nutri Ação: Projeto leva educação alimentar e nutricional para Francisco Beltrão e região

A alimentação adequada e saudável é um direito constitucional, sendo fundamental em todos os ciclos de vida e reconhecida como um fator determinante para a saúde e bem-estar da população. Com o projeto de extensão Nutri Ação, desenvolvido pelo curso de Nutrição da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, será possível estabelecer um relacionamento entre o meio acadêmico e comunidade que resulte em difusão de conhecimentos sobre nutrição e alimentação adequada e saudável.

Lançado no fim de maio deste ano, o projeto é coordenado pelas professoras Daniela Miotto Bernardi e Mariana Abe Vicente Cavagnari e se propõe a desenvolver diversas atividades para a comunidade do Sudoeste do Paraná. Entre as atividades conduzidas pelo projeto, estão palestras, oficinas, atividades lúdicas com temáticas preestabelecidas que evolvam Educação e Avaliação alimentar e nutricional para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

As ações podem fazer parte de atividades em diferentes locais como treinamento para colaboradores de empresas, palestras em centros comunitários e em escolas, entre outras instituições. “Uma Escola reporta dificuldades nos hábitos alimentares de crianças e solicita orientação alimentar e nutricional para os alunos. O projeto analisará a faixa etária das crianças, identificará as temáticas e atividades disponibilizadas para aquele grupo, alunos e professores envolvidos no projeto revisarão o plano de ação e desenvolverão ações de Educação Alimentar e Nutricional na escola”, exemplifica a professora Mariana.

O projeto também conta com a participação ativa dos estudantes de todos os anos do curso de Nutrição da Unioeste. Orientados pelas professoras, eles desenvolverão materiais, palestras e conteúdos digitais para execução do projeto. “O nutricionista é um educador e promotor de saúde, apresenta papel decisório na prevenção e tratamento de doenças.  Portanto propiciar habilidades de atividades práticas de Educação Alimentar e Nutricional com a Comunidade é fundamental na formação dos futuros nutricionistas”, destaca a docente.

Além disso, por meio do Instagram do projeto, @nutri.acao.unioeste e pelo site https://sites.google.com/view/nutriacaounioeste/ serão disponibilizados conteúdos de cunho educacional para população sobre alimentação e nutrição. Também compõem a equipe do projeto as professoras supervisoras: Caryna Eurich Mazur, Maryelle Aguiar, Marina Massarollo, Kerley Casaril, Ketlyn Rizzotto, Angela Weissmeier, Débora Giaretta.