Atléticas da Unioeste realizam competição esportiva em Cascavel

As Atléticas do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizaram o Quadrangular da Unioeste. Foram quatro dias de competição com jogos de vôlei, basquete, futsal e handebol, nas modalidades masculino e feminino. Além disso, as baterias e cheers (animadoras de torcida) também participaram do evento auxiliando na torcida e animação dos jogos. O evento reuniu estudantes, egressos e professores de quatro atléticas da Instituição: Atlética V de Novembro, Atlética Dino, Atlética Venenosa e a Atlética Medicina Unioeste.

O Quadrangular da Unioeste foi o primeiro evento esportivo organizado pelas atléticas após o retorno das atividades presenciais e reuniu mais de mais de 100 atletas e mais de 400 pessoas compareceram para acompanhar as partidas. “Fiquei muito feliz com a adesão, principalmente por parte dos alunos que entraram em 2020 e 2021, pois estes ainda não tinham tido muitas oportunidades de interação, e conheciam pouco do mundo de jogos universitários”, observa Ronaldo de Oliveira Penteado, estudante de Enfermagem e diretor da V de Novembro.

As Associações Atléticas Acadêmicas (AAA), conhecidas como Atléticas, são entidades organizadas pelos acadêmicos com objetivo de proporcionar atividades esportivas, além de ser um espaço de interação entre os estudantes, como explica o acadêmico Ronaldo. “As atléticas têm um papel fundamental na promoção do esporte, no desenvolvimento relacional, na interação entre os cursos e representação estudantil. Outrossim é uma importante aliada da saúde mental e permanência estudantil, visto que serve como uma válvula de escape para o estresse proporcionado pela vida acadêmica”.

Para o acadêmico de Engenharia Agrícola e vice-presidente da Atlética Venenosa, Felipe Guimarães Marques as atléticas, no ambiente universitário, são de extrema importância para o crescimento tanto pessoal quanto profissional dos alunos da Unioeste. “Além da importância do esporte na saúde dos alunos, é dentro das quadras que desenvolvemos valores que muitas vezes não aprendemos dentro da sala de aula. Muitos alunos observam a atlética como uma fuga do estresse causado pela rotina de estudos, dessa forma fazendo as atléticas um dos principais fatores que impedem a vazão de alunos da universidade. Somando isso, é participando das modalidades e diretorias das atléticas que os alunos aprendem questões que serão de grande importância no futuro profissional, como trabalhar com pessoas e dinheiro, gestão de negócio, oratória, trabalho em grupo”, explica.

Hoje o campus de Cascavel da Unioeste conta com cinco Atléticas que integram todos os cursos com campus. Fazem parte da Associação Atlética Acadêmica V de Novembro os cursos de Enfermagem, Letras, Matemática, Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação. Já a Associação Atlética Acadêmica das Engenharias de Cascavel – Venenosa conta com os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Agrícola. Participam da Associação Atlética Acadêmica de Fisioterapia, Farmácia e Odontologia da Unioeste - Dino os cursos de Fisioterapia, Farmácia e Odontologia. A Associação Atlética Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas – Ardilosa integra os cursos de Administração, Ciências Econômica e Ciências Contábeis e a Associação Atlética de Medicina José Henrique Almeida Neto Medicina, os acadêmicos de Medicina.