Unioeste participa do lançamento do “NAPI Emergência Climática”

Nesta segunda-feira (6) foi realizado o lançamento do NAPI Emergência Climática, financiado pela Fundação Araucária e que envolve pesquisadores de todo o estado do Paraná. O foco do NAPI é desenvolver pesquisas e projetos para que seja avaliado o impacto das mudanças climáticas no estado do Paraná, além da criação de ações de conscientização sobre a questão.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste está na coordenação do NAPI, juntamente com mais 48 pesquisadores do estado. No comando está o pró-reitor de pesquisa da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Francisco Mendonça, e pela Unioeste a coordenadora é a Drª Irene Carniatto.

Durante o evento de lançamento do NAPI Emergência Climática, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unioeste, Drª Sanimar Busse, representou a instituição, que ainda conta com mais três pesquisadores no grupo: Drª Leila Limberger, Dr. Gustavo Biasoli Alves e Drª Rosilene Delariva.

Participaram do evento o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa; o coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI, Marcos Aurélio Pelegrina; além do professor e pesquisador do Instituto de Nacional de Pesquisas Especiais – INPE, Carlos Nobre, que ministrou uma palestra intitulada "Mudanças climáticas: Desafios globais e ao Brasil".