Unioeste recebe visita de diretora de Instituição Francesa

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu hoje, 06, a visita da diretora da instituição francesa IMT Mines Alès, Assia Tria, para apresentação das universidades, discussão sobre as diferenças estruturas educacionais de cada país e troca de experiências principalmente nas áreas com mais afinidade da instituição: inovação, tecnologia e ciências exatas e tecnológicas.

Durante a conversa foi discutido a possibilidade de intercâmbios e mobilidades acadêmicas entre as duas instituições. “Fico feliz em visitar os campi para estreitar os laços. Chegaram a ter dois mil alunos brasileiros estudando no Instituto, com a pandemia acabou diluindo esse número, mas a qualidade dos alunos brasileiros é muito boa e por causa desse histórico temos um interesse muito grande com parcerias ao Brasil”, afirmou a docente

Para o reitor da Unioeste, professor Alexandre Almeida Webber, essa é uma oportunidade de firmar laços com a instituição francesa. “É uma satisfação recebê-la em nossa Universidade, buscar parcerias é muito importante porque a Unioeste é uma universidade muito jovem, mas extremamente atualizada que correu atrás desse novo conhecimento”.

O diretor do CCET, professor Carlos José Mari Olguin,  também destacou os cursos que a Unioeste oferece na área de ciências exatas e tecnologias. “O centro tem quatro curso de graduação: Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenheira Agrícola e Matemática e seis cursos de pós-graduação: Mestrado em Ciência da Computação, Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática, Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura, Mestrado e Doutorado em Engenharia e Tecnologia Ambiental, Mestrado em Matemática - Rede Nacional (Modalidade Profissional), além de 50 laboratórios e a fazenda que são feitos experimentos”.

A docente francesa esteve presente no evento de intenções de criação da Cátedra Araucária para o Desenvolvimento Territorial Sustentável do Eixo Capricórnio, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

A conversa contou ainda com a presença do gerente técnico-científico da Fundação Araucária, Nilceu Deitos, o assessor de Relações Internacionais, Rafael Mattiello, o diretor no Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), Reginaldo Ferreira Santos, o diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Jerry Adriani Johann, além de coordenadores dos cursos do CCET do campus de Cascavel.