Estudantes da Unioeste se preparam para o Projeto Rondon

Na última sexta-feira (27) as duas equipes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que participam do Projeto Rondon foram reunidas para retornar com as formações dos acadêmicos. As duas operações, Rondon das Gerais e Amapá Mais Forte, que aconteceriam em janeiro foram adiadas para julho e tem como destino Cristália em Minas Gerais e Amapá no Estado de mesmo nome.

Nos destinos serão realizadas oficinas de saúde, direito e justiça, educação e cultura desenvolvidas por acadêmicos de diversos cursos dos cinco campi da Unioeste em parceria com outras Instituições de ensino superior, a equipe Rondon das Gerais vai com a Universidade Federal do Grandes Dourados e a Amapá Mais forte, com a Faculdade Santo André.

Segundo o professor Marcos Freitas de Moraes, diretor de extensão e cultura, as formações são importantes para preparar os acadêmicos e as oficinas. “Essas formações são para que os alunos tenham mais tranquilidade e a gente possa observar como que eles estão preparados e como as oficinas estão preparadas”, explica.

Próximas formações

No próximo dia sete está marcada outra formação no 33 BIMEC - Batalhão de Infantaria Mecanizada de Cascavel, para aplicar as oficinas que estão sendo preparadas e para que os acadêmicos façam a ambientação do local que ficarão durante as operações, já que os acadêmicos ficarão alocados em batalhões do exército. Além disso, os acadêmicos receberão uma formação do próprio batalhão.

Ainda está prevista outra formação no dia 22 de junho para fechar o ciclo de formações e finalizar as oficinas. A operação Rondon da Gerais acontece de 01 a 13 e a Amapá Mais Forte de 07 a 20 de julho.