Herbário UNOP: um trabalho de base em prol da Ciência

As plantas estão completamente inseridas no cotidiano da sociedade, seja em sua forma natural, sejam transformadas em um produto com alguma utilidade para o desenvolvimento das tarefas diárias dos cidadãos. A cada dia, novas utilizações são descobertas para os diversos tipos de plantas catalogadas, assim como novas espécies.

As bases para as pesquisas na área da Botânica estão nos herbários, laboratórios que armazenam todas as informações sobre as plantas catalogadas pela Ciência. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Cascavel, conta com o Herbário UNOP, que possui um acervo de 11.270 espécies, reúne uma equipe de taxonomistas que atuam na construção de listagens florísticas regionais e auxilia a comunidade acadêmica em seus estudos com plantas, que podem ter utilização medicinal, para controle biológico de uma espécie exótica, para conservação, entre outros.

O Herbário UNOP entra em ação quando os pesquisadores buscam realizar pesquisas para descobrirem novas funções para as espécies vegetais. Para munir o acadêmico de informações, o herbário fornece dados sobre a planta, como família, espécie, cores e texturas das pétalas, entre outras. Essas informações servirão para que o pesquisador tenha certeza de que está trabalhando com a planta certa e catalogada e que não terá resultados errados pela falha na identificação da espécie vegetal.

A coordenadora do herbário UNOP, Dra. Lívia Godinho Temponi, informou que a coleção foi reconhecida na Unioeste em 2009 e internacionalmente em 2017. As informações sobre as plantas depositadas no Herbário UNOP podem ser acessadas por qualquer pesquisador, de qualquer universidade. O local é aberto à comunidade acadêmica visitá-lo presencialmente, no entanto, para aqueles que não podem, as fotos das plantas e flores, além de informações sobre estas, podem ser acessadas pelas diversas plataformas como o speciesLink, Jabot e herbário Virtual Reflora.

Levando conhecimento à comunidade

Durante o XXI Seminário de Extensão da Unioeste – SEU, a equipe do herbário preparou uma oficina “Qual o nome desta planta? Importância dos Herbários na Identificação Botânica”. Esta ocorreu de forma presencial para que os inscritos pudessem conhecer o espaço e aprender um pouco mais sobre os processos de coleta e análise de plantas realizado pelos profissionais e pesquisadores.

Após uma breve apresentação sobre a importância das plantas em nosso cotidiano e a explicação sobre o trabalho do herbário, os participantes da oficina caminharam ao redor da Unioeste, campus de Cascavel, para realizar a coleta de diversos tipos de plantas. Com essa fase concluída, os participantes retornaram para o laboratório e anotaram as características analisadas e depois aprenderam a realizar a identificação das mesmas, seguida da prensagem para secagem na estufa a 70º por 2-3 dias. . Com amostras secas, aprenderam a confecção de exsicatas, que é uma costura da amostra no papel couchê, juntamente com aa etiqueta que contém as informações sobre a localidade de coleta e características das amostras. Essa exsicata fica armazenada em uma sala apropriada, com temperatura e umidade controladas, para evitar a infestação de pragas, e permitir futuras pesquisas.

A graduanda em Ciências Biológicas, Ana Paula Garcia, falou sobre a importância de tornar o trabalho realizado pelo Herbário conhecido pelo público. "O trabalho de identificação de plantas é de extrema importância para a pesquisa científica, uma vez que com a confirmação da espécie estudada o trabalho ganha confiabilidade e destaque, além de auxiliar no conhecimento da conservação e manejo das espécies. O herbário UNOP fica sempre à disposição da sociedade e de outras Universidades para realizar esse trabalho de identificação.”