Montagem de currículo é tema de atividade proposta por acadêmicos de Secretariado Executivo no SEU

O projeto de extensão 'Secretariado Executivo Preparando para o Primeiro Emprego', do campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realizou a oficina 'Currículo e Empregabilidade' para jovens da Casa de Maria. O evento compõe o XXI Seminário de Extensão da Unioeste (SEU), que terá seu encerramento nesta sexta-feira (06).

A oficina ensinou a montar um currículo para a procura de emprego, com dicas de quais informações devem ser colocadas e qual formato o documento deve ter. Os ministrantes ressaltaram as formações e os diferenciais que podem ajudar na construção do currículo. Para ver exemplos na prática, foram distribuídos documentos com erros para os participantes identificarem os equívocos na montagem.

A professora Dóris Mariani Junges avalia que a oficina foi bem sucedida e que foi gratificante ver os estudantes ministrarem os conhecimentos aos jovens presentes. “A gente fica com a sensação de que o tempo é curto para passar todas as informações necessárias. Muitas vezes, não temos noção da importância desses conhecimentos para os jovens na procura de um emprego”, considera a professora.

Bolsista do projeto e aluno do quarto ano de Ciências Econômicas da Unioeste, João Acácio Ribas Neto afirma que os adolescentes foram receptivos à oficina ministrada. “Eles aprendem bastante, demonstram interesse nas explicações e, querendo ou não, é algo muito pertinente para eles, pois você sai do ensino médio e precisa procurar um emprego”, argumenta Ribas.

Ao final da oficina, os estudantes montaram os seus currículos para treinar os conhecimentos apreendidos no evento.

O SEU teve início no dia 04 de maio, de forma semipresencial e sediado no campus de Francisco Beltrão. As oficinas são ministradas de maneira presencial e remota nos cinco campi da Unioeste.