Colegiados da Unioeste começam a eleger seus representantes

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste) iniciou no último dia 27 as eleições para os 56 colegiados dos cursos da Instituição. Cada um dos 17 Centros conta com uma Comissão Eleitoral própria, para organizar e controlar o processo, garantindo confiabilidade, através múltiplos pontos de checagem, a todos os eleitores, tanto professores como acadêmicos, dando condições de lisura no acompanhamento do processo. Além disso, foi nomeada uma Comissão Técnica Central para acompanhamento, apoio e suporte aos participantes do pleito.

A novidade é o processamento ser realizado através de ferramenta online, Helios Voting, software livre desenvolvido e mantido pela comunidade, utilizado por vários órgãos públicos, dentre eles: USP, IFSC, IFCE, UNIFAL, IFMG, IFPB.

Segundo a Universidade de São Paulo (USP), “O Helios Voting é um sistema de votação eletrônica com segurança criptográfica no qual cada participante obtém um comprovante da cédula de votação, que pode ser verificado de modo a garantir que o voto foi recebido e registrado apropriadamente. Mais concretamente, o sistema protege o segredo do voto criptografando-o antes de enviar ao servidor de dados. Uma votação eletrônica não difere de uma votação presencial e manual, apenas facilita a logística operacional da votação. Com a votação eletrônica não há necessidade de deslocamento físico de urnas, da comissão eleitoral, de voluntários da mesa eleitoral, de representantes e fiscais bem como a presença física dos eleitores.”

Apesar de já ter começado, a resolução elaborada para este processo em específico, 002/2022-CEPE, de 24 de março de 2022, prevê que podem ocorrer eleições para os Colegiados até o dia 26 de maio de 2022, conforme cronograma das Comissões Eleitorais em cada um dos Centros.

Fique atento a sua caixa de e-mail institucional (@unioeste.br). Cada cédula é única para cada processo eleitoral, entregue no seu e-mail, para cada colegiado onde tenha direito a voto, caso seja vinculado a mais de um dos 56 colegiados.

Participe das Eleições e ajude a construir uma Universidade mais dinâmica e democrática!

(Comissão Técnica: Aníbal Mantovani Diniz, Cláudio Roberto Marquetto Mauricio, Christiano Julio Pilger de Brito, Roberval Requião Júnior)