Toledo: pesquisas de Pós em Recursos Pesqueiros são apresentadas em evento

O Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros (PREP), do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participa, nos próximos dias 31 de março a 2 de abril, do Inovação na Produção de Proteína Animal (InovaMeat – Toledo). Durante o evento, o PREP apresenta projetos desenvolvidos que contribuem para o aumento da produção e na melhoria da qualidade da proteína animal na região.

Com esse propósito, o PREP construiu parcerias para a estruturar suas linhas de pesquisas de Aquicultura e de Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores. Destacam-se cinco parcerias que levaram a aprovação de projetos de pesquisas com financiamentos junto ao CNPq:

• Água é vida e necessária à produção de alimentos e energia: bens indissociáveis para a sustentabilidade, envolve parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foca na hidrólise dos resíduos do beneficiamento do pescado para desenvolvimento de proteínas;
  • Predição de bioatividade de peptídeos e validação das metodologias existentes para análises in vivo com peixes. O projeto envolve parceria com a BRF Ingredients e tem como foco o teste de proteínas;
  • Hidrolisado proteico de coprodutos de atum como suplemento alimentar para a Tainha, envolve parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) e é focado em agregar valor aos coprodutos do processamento de atum;
  • Avaliação da proteína hidrolisada de sangue suíno em dietas para tilápia do Nilo, envolve parceria com a BRF Ingredientes e tem foco em agregar valor aos coprodutos de suínos;
  • Hidrolisado proteico misto e de farinha de penas de aves em dietas para a tilápia do Nilo, em parceria com a BRF Ingredientes para agregar valor aos coprodutos do processamento de aves.

O coordenador do PREP, Altevir Signor, avalia que os projetos têm foco no desenvolvimento de tecnologias para atender demandas de empresas e instituições parceiras, assim como na formação de recursos humanos e em promover inovações tecnológicas. “Além dos projetos em parcerias com instituições e financiados por órgãos de fomento, temos projetos de pesquisas financiados por empresas do setor produtivo locais, nacionais e internacionais com foco no teste de moléculas nutricionais, suplementos voltados à melhoria da dieta dos peixes”, comentou.

Esses projetos de pesquisas envolvem pesquisadores do PREP, pesquisadores parceiros, e técnicos das empresas parceiras na execução em busca de atender demandas de tecnologias e aprimorar os conhecimentos científicos. “Também destacamos inúmeras parcerias com empresas do setor hidrelétrico, no qual inúmeros docentes/pesquisadores e discentes do PREP atuam e, em parcerias com as empresas, focam na busca de tecnologias que permitam a manutenção, conservação e diretrizes que permitam o manejo, a conservação e o desenvolvimento sustentável dos recursos pesqueiros de águas interiores” destaca Signor.