Foz do Iguaçu: curso de Direito recebe selo da OAB pelo segundo ano seguido

O curso de Direito de Foz do Iguaçu, uma das graduações da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) a receber o selo “OAB Recomenda”, foi criado no ano de 2002 e, desde então, forma profissionais capacitados e atuantes no mercado de trabalho.

Atualmente, o curso tem mais de 180 alunos matriculados e são abertas 40 novas vagas anualmente. Na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, a graduação ficou com o conceito 5, o máximo a ser atingido. Além disso, esta é a segunda vez consecutiva que o curso recebe o selo da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e se destacou no 31º Exame da ordem, quando teve um índice de aprovação de 52,63%.

O diretor-geral do campus de Foz do Iguaçu, Fernando José Martins, declarou estar com um sentimento de satisfação e de dever cumprido e elencou os fatores que levaram o curso a ser contemplado com a comenda. “O curso é um dos mais concorridos da instituição e possui um padrão de qualidade bastante elevado, com um corpo docente extremamente qualificado e profissionais dedicados, muitos deles em consonância com o mundo do trabalho do Direito. Portanto, esse conjunto faz com que o resultado seja esse reconhecimento”, destacou.

Hoje o curso conta com cinco turmas, que podem usufruir de boas estruturas que são oferecidas pela instituição durante a graduação. Em Foz do Iguaçu, os acadêmicos contam com a existência do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ e do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude – NEDDIJ, onde realizam estágios obrigatórios e ganham experiência de atuação profissional. O coordenador do curso, Fernando Luiz de Nadai Wrobel, enalteceu o bom trabalho desenvolvido por toda equipe, que tem qualificado os alunos para a vivência do Direito no mercado de trabalho. “Este selo é um reconhecimento do trabalho que nós temos feito e que demonstra que o curso possui uma qualidade na qual os alunos aprendem e adquirem conhecimento. Esta premiação demonstra que estamos no caminho correto”, ressaltou.

A acadêmica Isadora Begnini entrou na graduação no ano de 2017 e declarou que, inicialmente, escolheu a Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, pelas aulas no período noturno, que possibilitavam que ela realizasse estágios durante o dia. Para além disso, logo quando entrou no curso, percebeu outras características que o destacavam: “A partir do momento que consegui a aprovação, percebi que o diferencial do campus seriam os professores, que são extremamente qualificados e competentes, tornando nossa caminhada muito mais fácil, incluindo a aprovação no XXXIII Exame da OAB”, comentou.

Após receber indicações de egressos da Unioeste, Isadora escolheu a instituição por ser gratuita, de qualidade e próxima à sua casa. No decorrer do curso, ela percebeu que as recomendações eram verdadeiras e se sente pronta para exercer a profissão após se formar, em agosto de 2022. “Desde o começo, recebi diversas indicações de formados de que a Unioeste seria um referencial em Direito, o que veio a se provar ao longo da graduação. Assim, estar em breve formada pela instituição acaba garantindo uma maior tranquilidade para estar no mercado de trabalho, já que passamos por três núcleos de estágio que nos aproximam da realidade da prática forense e nos preparando para a advocacia”, reconheceu.