Francisco Beltrão: Alta aprovação no exame da OAB rende selo para curso de Direito

O curso de Direito de Francisco Beltrão, uma das graduações da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) a receber o selo “OAB Recomenda”, foi implementado no campus no ano de 2003 e sempre entregou resultados, boas avaliações e aprovações acima da média no exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

Pela terceira vez em sete edições do selo, o curso de Francisco Beltrão foi agraciado com a honraria. Podem ser elencados diversos motivos para o recebimento da comenda como o recebimento do conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2018. Além disso, o curso possui o melhor índice de aprovação de alunos no Exame da OAB entre as Universidades Estaduais do Paraná, tendo atingido a marca de 73,68% no 31° Exame, aplicado no ano de 2020.

O diretor geral do campus de Francisco Beltrão, Adilson Carlos da Rocha, comemorou o recebimento da honraria e creditou a conquista ao trabalho de todos os envolvidos no ensino. “A certificação recebida nos deixa muito satisfeitos, pois é o resultado do trabalho institucional a partir do corpo docente, agentes universitários e alunos, e ainda de uma estrutura física, curricular e metodológica que proporcionam indicadores de qualidade ao curso de Direito, cumprindo assim o papel social e formativo de uma instituição pública e gratuita”, destacou.

Os alunos que optam por estudar na Unioeste, campus de Francisco Beltrão, contam com uma estrutura de cinco salas de aula, duas salas que abrigam as atividades do Núcleo de Práticas Jurídicas, outras três salas destinadas ao desenvolvimento das tarefas dos grupos de pesquisa (Direitos Humanos; Direito, Democracia e Sociedade; Direito da Criança e do Adolescente), além da estrutura para o desenvolvimento do Projeto Permanente de Extensão, Diálogos Interdisciplinares para a Promoção da Cidadania da População LGBTrans.

A coordenadora do curso, professora Andréa Benedetti, destacou os fatores trabalho em equipe e responsabilidade como os principais responsáveis pela excelência alcançada pela graduação. Ela ainda comentou sobre a felicidade de ver a evolução dos alunos, que saem da universidade prontos para o mercado. “Sinto-me honrada pelo reconhecimento do nosso trabalho e tenho satisfação em verificar que nossos egressos terão garantido o exercício profissional. O exame de ordem é um desafio muito grande para o aluno e ter um selo tão distinto nos mostra estar no caminho certo. Ver um aluno que teve dificuldades lá no começo do curso, mas que foi acolhido e preparado pelos seus docentes, ser aprovado no exame da ordem, é o verdadeiro prêmio”, salientou.

A estudante Eduarda Aparecida Alves Lopes conheceu as estruturas do curso quando ingressou na graduação no ano de 2017. De lá pra cá, ela passou por diversas experiências no interior da universidade e também fora dela, pois o curso de Direito da Unioeste proporcionou a ela estágios na Procuradoria do Município de Francisco Beltrão e também na 1ª Vara Cível da Comarca da cidade. Além da grande oportunidade de estágios, a acadêmica falou sobre outros pontos que são destaque da graduação. “A excelente qualificação dos professores e o constante incentivo ao estudo. Além disso, acho importante mencionar que, enquanto universidade, os projetos de extensão aqui desenvolvidos são de extrema relevância, pois nos permitem um maior contato com a realidade em um curso tão teórico, nos permitem ver aplicações práticas para aquilo que estudamos e a diferença que nossa atuação pode fazer na vida das pessoas e da comunidade”, comentou.

A excelência atestada pelo Selo “OAB Recomenda” traz orgulho para Eduarda, além de criar um sentimento de manter a qualidade do ensino em sua atuação profissional. “Me sinto extremamente feliz e honrada, ao mesmo tempo em que reconheço que é uma grande responsabilidade fazer parte disso, o que faz com que me sinta compelida a exercer minha futura profissão da melhor forma possível, como forma de honrar o título que recebemos e todos os professores e colegas que contribuíram para essa conquista”, declarou.