Unioeste: Direito de Rondon ganha selo da OAB pela terceira vez

O curso de Direito de Marechal Cândido Rondon, um dos cursos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) a receber o selo “OAB Recomenda” foi implementado no campus no ano de 2002 e desde sempre rendeu boas avaliações e entregou excelência na formação dos alunos. Nas avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE de 2012 e de 2018, o curso recebeu o conceito 5, que é a nota máxima a ser atingida nesta avaliação.

O diretor do campus Marechal Cândido Rondon, professor Davi Felix Schreiner, destacou que é a terceira vez que o curso recebeu a honraria entregue pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e caracterizou a conquista como muito importante. “Isso é o resultado do esforço que a instituição, o campus, os docentes, os técnicos e os alunos têm feito para qualificar cotidianamente o ensino de graduação e assim torná-lo uma referência em nosso estado e no nosso país”, destacou.

O curso oferta 40 vagas todos os anos para novos estudantes e hoje possui cerca de 200 alunos matriculados, que ao final da graduação buscarão a aprovação no exame da Ordem, que em 2020 foi de 44% para os estudantes de Direito de Marechal Cândido Rondon. Conforme a coordenadora do curso, professora Silvia Mattei, a certificação se deu pelo esforço conjunto de toda a comunidade que está envolvida com as atividades de graduação. “A premiação é o resultado de um conjunto de fatores: uma equipe comprometida de professores, acadêmicos dedicados e engajados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e uma estrutura adequada para a realização dos estágios e das demais atividades”, ressaltou.

Formada no ano de 2021 pela Unioeste, a egressa Amanda Schallenberger foi aprovada em 2022 no exame da Ordem dos Advogados do Brasil e já pode atuar como advogada. Conforme a ex-aluna, o que faz a diferença no curso são as pessoas que o compõem. “Em primeiro lugar, a qualidade e seriedade do corpo docente, pois são profissionais qualificados, em sua maioria mestres e doutores, que sempre incentivam os alunos nos estudos e, até mesmo, em pesquisas. Os acadêmicos também se destacam no curso, visto que, sem a adesão deles às iniciativas dos professores, tanto em âmbito curricular como extracurricular, não haveria esse resultado”, argumentou.

Ainda segundo Amanda, os acadêmicos possuem grandes oportunidades de estágios durante a graduação, pela qualidade do curso e pelo fato de as aulas serem ministradas no período matutino, possibilitando que os alunos estagiem no período da tarde em órgãos como Ministério Público, Tribunal de Justiça, Justiça Federal e até mesmo na própria Unioeste. Amanda se diz muito orgulhosa de participar da história do curso de Direito de Marechal Rondon. “Me sinto honrada em fazer parte da história do curso, uma vez que fui aprovada no Exame da Ordem dentro do período avaliado para a concessão do Selo, e também me sinto muito grata por ter feito parte de uma Instituição do nível da Unioeste, que é pública, gratuita, de qualidade, e me proporcionou tantas experiências incríveis”, finalizou.