Governo libera R$10 mi para Ala Materno Infantil do HUOP

Foi oficializado na tarde desta quinta-feira (17) o repasse de R$ 10 milhões do Governo do Estado para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP, recurso que será destinado para a conclusão das obras da Ala Materno Infantil, que abrigará os bebês recém-nascidos e as mães no tratamento pré e pós-parto. O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, esteve presente na solenidade realizada no Auditório do Conselho Universitário da Unioeste.

Para o secretário essa é uma etapa importante, e que outros desafios estão presentes. “Resolvemos aquele primeira questão e agora vamos precisar de equipamentos, por isso outros passos terão que ser dados para atender as mães com carinho e com respeito. Esse hospital merece todo o nosso respeito, durante a pandemia, se não todos os servidores, seria cem vezes mais dramático, perdemos muitas pessoas, mas vocês salvaram centenas de vidas”, apontou o secretário.

O reitor na Unioeste, Alexandre Almeida Weber, destacou a importância da obra para toda a região. “Ao visitar e conhecer a ala materno infantil, fiquei impressionado com os dados e pensando, ‘como conseguiam fazer tudo aquilo em um espaço tão pequeno?’ e além disso, escutar depoimento de mães, pedindo para ficar no Huop. Por isso um grande momento para a nossa região, a Unioeste tem um importante papel para o Oeste, não apenas no ensino, mas também na saúde”, salientou.

Segundo o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, essa obra tem grande valor para as famílias que são atendidas no Hospital em um momento importante. “Foi o empenho de todos em resolver essa situação, uma obra de 2015 que estava já muito tempo paralisada, que agora se torna uma realidade e é importante para acolhermos essas famílias em um momento tão importante e de alegria que é a chegada. Esse é um dia de vitória para o Huop”, assegura.

O deputado Gugu Bueno relatou que em uma visita na ala da maternidade impressionou a situação em que as mulheres tinham seus filhos apesar dos esforços dos funcionários. “A experiência me chocou pelo ambiente, tantas coisas acontecendo naqueles 600 metros quadrados, não era justo que aquelas mulheres tenham os filhos naquelas condições. Esse recurso necessário de 10,3 milhões foi disponibilizado pelo Estado, articulamos junto com o governador e o resultado é que valeu o nosso mandato”, enfatizou.

Para o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, momentos de ampliação e de melhorias do atendimento enchem de expectativas e de esperança, ressaltando a importância do novo centro. “A gente sabe, pelo sistema de saúde que nós temos que é um dos melhores do mundo, não podemos fechar, temos que atender com o que temos, e são momentos como esse que nos fortalece e nos enche de esperança na tarefa tão difícil que é gerenciar a saúde pública da região”, comenta.

De acordo com o vereador Edson Souza, essa obra é uma mudança para toda a região. “Ela representa mais humanidade, condições reais, aproximação da família, estrutura dentro do coração do Huop, ampliar leitos de uti, cirurgia. Por isso esse ato simbólico que representa uma grande mudança para todos da região oeste do Paraná”, coloca.

Maternidade

O HUOP realiza diariamente centenas de atendimentos a gestantes, puérperas e bebês recém-nascidos. No ano de 2.021, foram realizados dentro do hospital 3.804 partos, sendo 2.187 normais e 1.629 cesáreas. Tendo em vista os números expressivos de atendimentos, a Ala Materno Infantil contribuirá na missão de abrigar os pacientes de maneira confortável e humanizada.

A nova estrutura será equipada com diversas estruturas de assistência ao atendimento materno-infantil, com 86 berços, que abrigam entre outros a Unidade Cuidados Intermediários (UCI) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 63 leitos adulto, que auxiliam no atendimento humanizado. A segunda fase dessa obra contempla conclusão interna, como forro, bancadas, pias, iluminação, além da instalação do aquecimento de água, sistema de climatização, construção da área de refúgio e execução dos serviços de estacionamento e urbanização externa. A área total construída da maternidade será de 5.127,54 metros quadrados ao um custo total de R$ 19 milhões, com previsão de término em 12 meses.