Comunidade Acadêmica pode acessar gratuitamente acervo com 10 mil livros

Mais de 4 mil alunos e professores dos cinco campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste já podem se cadastrar na plataforma “Minha Biblioteca” e ganhar acesso completo a mais de 10 mil livros presentes no site. Essa possibilidade é resultado de um investimento feito pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti e a Universidade Virtual do Paraná – UVPR.

Com um investimento de mais de R$ 2,1 milhões, o Governo do Estado distribui licenças de uso da plataforma para as sete Instituições Estaduais de Ensino Superior – IEES, sendo que a Unioeste foi contemplada com 4.900 acessos. Inicialmente, a Universidade foca na disponibilização do acesso da plataforma para acadêmicos e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação dos cinco campi.

A plataforma “Minha Biblioteca” conta com um acervo de mais de 10 mil livros, de 33 editoras diferentes, e de diversas áreas como: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Jurídicas, Ciências Pedagógicas, Letras e Artes, além de possibilitar o acesso offline, download de livros por até 1 mês, leitura compartilhada, marcação de trechos e impressão de 15% do material.

O Pró-Reitor de Graduação, Eurides Kuster, falou sobre essa ação do governo estadual e da qualidade que a plataforma oferece. “Essa ação é resultado do trabalho desenvolvido em conjunto entre as sete universidades estaduais do Paraná, por meio de seus bibliotecários, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação Araucária. A plataforma Minha Biblioteca, além de se constituir numa excelente ferramenta de pesquisa, apresenta fácil acesso e interação permitindo o compartilhamento em grupos de trabalho”, comentou.

A Assessora da Diretoria do Sistema de Bibliotecas, Sandra Regina Mendonça, ressaltou que o uso da plataforma pode potencializar a qualidade dos estudos da comunidade acadêmica da instituição. “A plataforma traz uma facilidade para os estudos e para a pesquisa, além de oferecer conforto, com o aluno podendo acessar o livro de casa ou de qualquer lugar. Além disso, promove uma integração com as novas tecnologias”, afirmou.

Como citado, a Unioeste possui 4.900 licenças disponíveis sendo que após o preenchimento de todas as vagas disponíveis, será aberta uma lista de espera. Usuários ociosos serão removidos a fim de darem lugar a outros interessados na plataforma.  Para solicitar o cadastro na plataforma, basta entrar no link https://www.unioeste.br/portal/minha-biblioteca e escolher a opção “cadastro para acessar Minha Biblioteca” e preencher o formulário.