Central de Notícias

Cientista da Unioeste – Fernanda Aparecida Meglhioratti

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas apontados como um dos mais citados está a professora Fernanda Aparecida Meglhioratti que desde 2007 leciona no curso de Ciências Biológicas no Campus de Cascavel. Ela comenta sobre sua citação no ranking. “Fico feliz pela indicação e entendo que é uma forma de reconhecimento das pesquisas realizadas. Aproveito para destacar que a ciência ocorre por meio de um trabalho coletivo, mediante o diálogo entre pares e, em geral, com parcerias entre pesquisadores. Nesse sentido, gostaria aqui de ressaltar o papel do Grupo de Pesquisa GECIBIO (Grupo de Educação em Ciências e Biologia) da Unioeste, o qual é formado por professores pesquisadores, mestrandos, doutorandos e alunos de graduação e funciona como um espaço de debate, reflexões e estudos voltados para a Educação em Ciências. Ainda no âmbito da Unioeste também participo como membro do Gepex (Grupo de pesquisa sobre educação e sexualidade - GEPEX). Acredito que a consolidação de espaços de reflexão como os proporcionados por grupos de pesquisas refletem de forma positiva nos trabalhos que são publicados pelos seus integrantes. Ressalto também a importância das pesquisas realizadas em parcerias com pesquisadores de outras instituições e com meus alunos tanto do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura como do Programa de Pós-Graduação em Educação (em que atuei até 2019) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (em que atuo no momento).        

Projeto

Segundo Fernanda suas atividades de pesquisa estão vinculadas ao GECIBIO (Grupo de Educação em Ciências e Biologia), em que atualmente é uma das líderes e no qual atua desde 2007. O grupo tem quase 20 anos de existência e apresenta duas linhas de pesquisa: 1) Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Políticas, Currículos e Formação de professores; 2) Educação em Ciências. Nos últimos anos o grupo de pesquisa tem se consolidado, em especial, no período de atividades remotas, com a participação de pesquisadores de diferentes partes do Brasil, promovendo um frutífero intercâmbio de ideias. Prioritariamente minhas pesquisas - em conjunto com alunos de mestrado, doutorado, especialização e graduação bem como com outros professores pesquisadores - relacionam-se a linha de pesquisa em Educação em Ciências. Dentro dessa linha, tenho atuado em diferentes temáticas: História, Epistemologia e Sociologia da Ciência; Epistemologia da Biologia; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Mulher na Ciência; Formação de Professores; Ensino e Aprendizagem; etc.

Como tem trabalhado em uma diversidade de temas no Ensino de Ciências e Biologia, pontua  duas temáticas de pesquisa que acredita ainda serem pouco abordadas. Uma delas é a da Epistemologia da Biologia, na qual foram estudados conceitos fundamentais que organizam o conhecimento biológico, tais como Vida, Organismo, Gene, Evolução e Espécie de forma associada ao Ensino de Biologia. O interesse pela Epistemologia da Biologia teve início na pesquisa de doutorado (realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e se mantém ainda hoje em diferentes pesquisas realizadas na Unioeste. Compreender conceitos básicos dentro de uma ciência e que estes podem ter significados específicos quando vinculados a determinadas áreas de pesquisa evidencia a Biologia como ciência complexa e em construção. No âmbito educacional, por exemplo, permite a compreensão de como conceitos básicos se articulam e o dinamismo da Biologia como ciência. A outra temática de pesquisa que pontuo, inicialmente desenvolvida no projeto de estágio pós-doutoral (realizado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina), diz respeito à articulação entre teóricos da Sociologia da Ciência e o Ensino de Ciências, dando visibilidade ao funcionamento da ciência e evidenciando implicações de visões contextualizadas do trabalho científico para o ensino.

Em relação as atividades que estão ocorrendo atualmente (juntamente com seus orientados e outros professores), destaca a organização de um projeto relacionado ao tema vacina e o ensino de Ciências e Biologia, em que pretendemos trabalhar como esse conceito científico e tecnológico tem sido abordado em diferentes meios de comunicação e na formação de professores. Esse tema tem impacto direto na saúde coletiva, e hoje, em um momento pandêmico, faz-se ainda mais importante devido à necessidade de informações de qualidade sendo veiculadas e compreendidas pela população.

Tem atuado também na extensão e formação de professores. Quanto às atividades de extensão, no momento participa de um projeto com professores da área de Botânica, em que se propõe o Herbário da Unioeste como um espaço de educação não formal para a compreensão da diversidade biológica. Em relação a Formação de Professores, tem atuado com os professores da área de ensino, desde 2010 (2010-2013; 2014-2018; 2020-atual), no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. O PIBID propicia um intercâmbio entre Universidade e Escolas de Educação Básica, permitindo aos acadêmicos a vivência de ações e reflexões no espaço escolar, por meio da supervisão de professores da educação básica e de professores orientadores da universidade. Quanto à formação de novos pesquisadores, os trabalhos orientados e concluídos até o momento foram: 15 trabalhos de mestrado (14 como orientadora e um como co-orientadora), um trabalho de doutorado, quatro trabalhos de conclusão de curso de especialização e 14 trabalhos de conclusão de curso de graduação. No momento estou orientando três trabalhos de mestrado (sendo duas como orientadora e uma como co-orientadora) e 4 orientações de doutorado.  

Currículo

A professora é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (Licenciatura e Bacharelado). Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Docente do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.