Unioeste campus de Toledo participa de atividades da Semana da Mulher

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, integra as atividades da Semana da Mulher da Secretaria de Cultura do município de Toledo com o evento “Lugar de Mulher é na Universidade”.

O evento, idealizado pela Secretaria de Cultura e denominado “Lugar de Mulher é Onde ela Quiser”, acontece entre os dias 05 de março até o dia 16, em parceria com grupos coletivos, instituições de ensino, associações culturais e a sociedade civil organizada em âmbito municipal, no objetivo de trazer a lume as discussões concernentes à temática feminina nas variadas áreas de atuação: educação, esportes, política, ciência, cultura e saúde.

Na Unioeste, campus de Toledo, são promovidas duas atividades: o Sarau das Mulheres da Unioeste, com uma série de apresentações artísticas que serão feitas no dia oito de março; e o debate Mesa de Conversa “Lugar de Mulher”, no dia 10 de março, envolvendo professoras da Unioeste, membros do Núcleo Maria da Penha (Numape-Toledo) e integrantes do Programa de Educação Especial da Unioeste (PEE-Toledo). Ambas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

O Sarau está com inscrições abertas até o dia 4 de março e é uma atividade aberta à comunidade. As mulheres que queiram propor alguma atividade artística estão convidadas a participar. Basta inscrever-se através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYVj2icNufUH6okCQ7WDuvjXpWGnfDt97ct66PEfdOGc4vgA/viewform. As apresentadoras receberão certificado de participação no Sarau.

A Mesa de Conversa consiste no diálogo com a comunidade universitária e terá certificado de participação, com inscrições feitas no site da Unioeste. A coordenadora das atividades realizadas na Unioeste, professora Nelsi Kistemacher Welter, ressalta que o debate acontece para mostrar que a universidade produz conhecimento acerca das questões de gênero. “É preciso que este importante espaço de construção de conhecimento, a universidade, se volte ao debate das questões de gênero, considerando suas demandas e desafios, além de levar ao conhecimento da comunidade algumas das atividades desenvolvidas com vistas a buscar a igualdade de gênero”, explica Welter.

O Numape afirma que o mês de março é simbólico para relembrar os direitos conquistados pelas mulheres e, também, para sinalizar onde é necessário avançar. “A Unioeste é um espaço público, composto por várias mulheres. Legitimar esse espaço, enquanto um espaço de mulher, é mostrar a nossa importância para essa instituição, e ao mesmo tempo levar informação e aflorar debates e diálogos entre nós mulheres. Mostrar que estamos na pesquisa, no ensino, na extensão, nas coordenadorias, na gestão, e que produzimos pesquisas, conhecimento e cultura para esse espaço é importante para legitimar esse espaço conquistado com muita luta por nós mulheres”, explica o Núcleo.

A organização e realização do evento “Lugar de Mulher é na Universidade” envolve: o Núcleo Maria da Penha – NUMAPE; o Programa de Educação Especial – PEE; Secretaria Municipal da Cultura; Observatório de Direitos Humanos e Cidadania da Unioeste, Rede de Saberes, Filosofia e Humanidades e o campus de Toledo.

PROGRAMAÇÃO:

08/03/2022 (terça-feira)

ATIVIDADE: Sarau das Mulheres na Unioeste

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Gramado da Unioeste Campus Toledo

ATIVIDADE: Roda de conversas: “Lugar de Mulher é na Universidade”

DEBATEDORAS: