Seja um cientista da Unioeste!

Desde o domínio do fogo, da invenção da escrita e da roda com eixo que o ser humano procura interagir com o mundo que o cerca conhecendo-o e investigando-o. Assim foi possível colocar seres humanos no espaço, encontrar a cura para doenças, conhecer e entender culturas e civilizações antigas e atuais. A forma como se entende o mundo hoje e as ferramentas que fazem parte do cotidiano, como eletricidade, computadores, internet, remédios, vacinas, são frutos de pesquisas científicas.

Mais do que produzir conhecimentos científicos, fazer ciência muda a forma com que o cientista olha para o mundo, para a sociedade, para a comunicação entre as pessoas. Apropriar-se de saberes é mudar a forma como se vive no planeta.

E você está preparado para ser um cientista?

As inscrições para bolsas de iniciação científica estão abertas de 07 de março à 18 de abril de 2022. Venha iniciar em uma jornada maravilhosa da ciência, venha ser um cientista. Procure um professor do seu colegiado, e embarque nesta viagem que transformará sua carreira acadêmica.

São três modalidades com bolsas de R$ 400,00 mensais do CNPq, Fundação Araucária e Unioeste:  PIBIC – Iniciação Científica, propostas para a concessão de bolsas de iniciação científica; PIBIC-AF – Iniciação Científica Ações Afirmativas, propostas para a concessão de bolsas de iniciação científica para alunos cotistas; e PIBITI – Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.

Para se inscrever nas modalidades de Bolsas de Iniciação Científica, o professor precisa ser docente efetivo da Unioeste, com regime de trabalho de 40 horas semanais, TIDE, com titulação de Doutor, não deve estar inadimplente com o Programa de Iniciação Científica,  possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, e participar de grupo de pesquisa cadastrado na Unioeste e certificado no CNPq.

O aluno da graduação deve estar devidamente matriculado em Curso de Graduação da Unioeste, não estar inadimplente com o Programa de Iniciação Científica, não estar vinculado a outro programa de iniciação científica,  não usufruir de outras modalidades de bolsa,  não possuir qualquer tipo de vínculo empregatício ou atividade remunerada,  não estar reprovado em  mais de 4 disciplinas, possuir currículo atualizado, no ano de 2022, na Plataforma Lattes do CNPq,  não possuir grau de parentesco, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, com o professor proponente e ser indicado pelo professor proponente.

As propostas devem ser encaminhadas, pelo professor, em PDF, via sistema on-line (Sistema Gestor do Programa de Iniciação Científica - SGPIC), disponível no endereço www.unioeste.br/sistemas.

Mais informações estão disponíveis no link: https://www.unioeste.br/portal/editais-resolucoes-e-formularios/editais-internos

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..