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Auxiliar de Serviços Gerais: profissional fundamental para atendimento e humanização do Huop

Dos corredores aos leitos, oferecendo o melhor de seu trabalho a todos que passam pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), os funcionários dos serviços gerais são os responsáveis por deixar o ambiente hospitalar o mais agradável, confortável e seguro possível. Hoje, dia 22 de fevereiro, é comemorado o dia deles, os que limpam, higienizam, coletam resíduos, separam lixos, entregam roupas limpas e organizam o hospital para que todos tenham qualidade dentro do Huop. Ainda, segundo Eliane Terezinha Barbosa Comineti, gestora de contrato do serviço de apoio e coleta de resíduos, todos esses trabalhos vão muito além do que mostram ser. “A função da equipe da limpeza não é só limpar, ela tem um compromisso social, o mesmo com a coleta de resíduo, deve se ter o compromisso de que aquele resíduo que sai daqui irá para o destino certo”, diz ela.

Além disso, são serviços que passaram por uma grande evolução dentro do Huop, hoje por exemplo, a equipe da limpeza conta com a tecnologia da máquina pulverizadora para o auxiliar da descontaminação de todo o hospital. Com a máquina, o tempo de serviço diminuiu, oferecendo mais qualidade de trabalho para a equipe. “A gente ganha agilidade no serviço, ou seja, elas têm menos serviço braçal e o hospital ganha com isso, com tempo e qualidade de serviço, porque a gente certifica que aquele serviço ficou bem feito”, comenta Eliane. Tudo isso para certificar que o próximo paciente a utilizar o leito, tenha uma menor chance de contaminação possível, o mesmo para os servidores.

A tecnologia inserida no trabalho da equipe, causou um conforto e um maior reconhecimento dos funcionários. “Elas gostaram disso, então introduzimos essa máquina pulverizadora, capacitamos elas e elas viram o quão é importante a tecnologia trabalhada com elas, se sentiram mais aceitas, viram o valor delas dentro da instituição”, diz Eliane, pois dentro dos setores, toda a equipe multidisciplinar apoia o serviço e sabe que ele colabora com a saúde dos pacientes e de todos que passam pelo hospital.

Há pouco mais de um ano no serviço de zeladoria do Huop, Lúcia Helena Dias Brum já trabalhou na maioria dos setores do hospital e sente esse valor e sua importância no trabalho. Para ela, o serviço de limpeza é realmente essencial, pois uma cadeira limpa, um corrimão, faz a diferença no dia a dia do paciente. Por isso, com a máquina dando um maior auxílio, só agregou em seu trabalho. “A máquina pulverizadora veio muito a somar no nosso trabalho, porque ela alcança lugares que nem enxergamos, eu vi com meus próprios olhos o índice de descontaminação da máquina”, diz Lúcia. Além disso, a zeladora faz sempre o possível para entregar o seu melhor. “Me vejo muito satisfeita como profissional, eu acredito que dou meu melhor, a gente tenta ser perfeito”, completa.

Para a auxiliar de limpeza, Elci da Silva Arceles, que está há dez anos no Huop, é bastante visível o reconhecimento do trabalho. “Hoje nos sentimos mais valorizadas pelos funcionários, pela chefia, pelas enfermeiras, elas reconhecem muito o nosso trabalho”, comenta Elci, que também enxerga a importância de um trabalho bem feito. “Sinto que é um trabalho muito importante e de muita responsabilidade, sabemos que depois de fazer uma limpeza vai estar uma vida”.

*Muito mais que serviço*

Para o ambiente hospitalar estar sempre higienizado e longe da contaminação, as roupas de cama, veste hospitalar e lixos também devem ser trocados com frequência. Alex Félix de Souza é auxiliar geral e trabalha na lavanderia do Huop, ele conta que possui a rotina de muita organização e comprometimento. “Descarregamos o caminhão, guardamos o estoque, o encarregado vai até as alas para ver o que falta, quando ele volta montamos os carrinhos para subir com a rouparia. Fazemos esse trabalho duas vezes por dia”, fala Alex e complementa, “É um serviço excelente, não tem o que reclamar. Entregamos sempre 100% do serviço para o melhor da saúde dos pacientes”.

Assegurando ainda mais os pacientes e servidores, o hospital conta com os coletores de resíduos, que passam por todas as alas do hospital várias vezes ao dia para buscar e separar os lixos, pois cada um tem seu lugar correto. Para que esse trabalho seja realizado de forma segura, eles dependem da colaboração de toda a equipe do hospital, pois quando descartado de maneira incorreta, podem ser contaminados.

A comunicação entre os serviços é primordial, segundo Eliane, os acontecimentos são sempre alertados e ela, como gestora, faz a visita diária nas unidades, sinalizando quem está descartando, que os resíduos possuem descarte correto. “O representante que está lá embaixo também tem uma família, o coletor de resíduos, eu preciso que a equipe se comprometa com a saúde dele também”, diz a gestora.

Com isso, a humanização se faz muito mais presente no Huop. O coletor de resíduos, Odival Nunes de Oliveira sente que o seviço faz a diferença para a saúde de todos. “O serviço é bom para nós, bom para todos os pacientes e para todos os funcionários, pois evita muitos casos de doenças. Faço o impossível para não acumular lixo lá em cima, para ficar em boas condições para todos.”, conta Odival.
 

Texto: Maria Luiza De Marco / Supervisão: Beatriz Baron

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