Doutorado Interinstitucional em desenvolvimento regional e agronegócio conclui primeira turma

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Toledo, encerrou a primeira turma de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em conjunto com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI-BR). O Dinter em Desenvolvimento Regional e Agronegócio teve o apoio da Itaipu Binacional e do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) para a sua realização. este foi o primeiro programa de pós-graduação nível doutorado, na modalidade Dinter, oferecido pela Universidade.

A turma iniciou em 2017, sob a coordenação dos professores Weimar Freire da Rocha Junior e Jandir Ferrera de Lima, E concluíram em 2021, durante a coordenação do professor Lucir Reinaldo Alves. Dentre funcionários do FPTI-BR e da Itaipu Binacional, a turma teve 15 discentes no total.

A turma apresentou pesquisas de temáticas variadas e focadas nos problemas regionais. Os temas se alinharam com as demandas das câmaras técnicas do Programa Oeste em Desenvolvimento, demonstrando a inserção regional do PGDRA/UNIOESTE. “As atividades e estágios realizados durante o período do curso propiciaram uma formação diferenciada e de alto nível. Além disso, o Dinter contribuiu na consolidação do PGDRA como um dos melhores doutorados na área de desenvolvimento regional do Brasil”, avalia Lima.

No dia 18/02/2022, o coordenador do PGDRA, professor Lucir Reinaldo Alves, e os coordenadores do Dinter, professores Weimar Freire da Rocha Junior e Jandir Ferrera de Lima, entregaram ao diretor superintendente da FPTI-BR o relatório final e a prestação de contas do Dinter.

Jandir Ferrera de Lima

Ajustes - Daniel Schneider – Jornalista Residente