Cientista da Unioeste - Lucinar Forner Flores

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está o professor Lucinar Forner Flores que desde 2010 leciona no curso de Educação Física no Campus de Marechal Cândido Rondon e também, em 2015, começou a participar do Colegiado do Programa de mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira no Campus de Foz do Iguaçu. Ele comenta que “fico feliz em ter o nome nesta lista importante. É algo que motiva a continuarmos na busca de melhorias para sociedade como um todo. As pesquisas têm este processo, nem sempre os resultados são os esperados, mas eles acabam trazendo novas possibilidades e caminhos para as futuras pesquisas. Além de propiciar grandes ensinamentos em todos os níveis acadêmicos”.

Projetos

O professor salienta que nos últimos anos tem trabalhado em duas linhas de pesquisas: uma com avaliação do desempenho nos esportes: no qual destaca- se o auxílio a equipes e atletas na busca por melhores resultados com emprego de recursos de recuperação ou melhor controle nos níveis de cargas de treinamento físico ao longo do período e a outra linha está mais vinculado aos benefícios da prática regular de exercícios físicos sobre algumas doenças: diabetes e atualmente o covid- relação com obesidade e mortes provocadas pelo covid 19 em região de fronteira.

Currículo

Forner tem Pós-doutorado em Educação Física- UEL (2021); Doutorado em Educação Física - UNICAMP (2012), Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-SP (2006), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (2004) e graduação em Educação Física (bacharelado) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2001). Professor Efetivo - Associado A da Unioeste- campus- Marechal C. Rondon no curso de Educação Física Bacharelado; Docente do Curso de Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira- Unioeste Campus Foz do Iguaçu; coordenador do LADESP (Laboratório de Avaliação do Desempenho no Esporte); Membro do Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica (CIPIC)-Unioeste; Editor do periódico Caderno de Educação Física e Esporte da Unioeste. Interesses em pesquisas com avaliação do desempenho esportivo, prática de exercício físico, aspectos do exercício físico relacionado à saúde pública e suas interações, além de outros assuntos relacionados a linha Biodinâmica do Movimento Humano.