Cientista da Unioeste - Alvori Ahlert

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking está o professor Alvori Ahlert que desde 2001 leciona no curso de Educação Física do Campus de Marechal Cândido Rondon. Ele comenta que “entrar na lista dos pesquisadores do AD Scientific Index, que reconheceu a Unioeste com 101 pesquisadores no Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021, como um dos cientistas mais influentes na América Latina, significa um reconhecimento do trabalho disciplinado e conectado com a realidade e com o mundo, nas discussões dos grandes temas que envolvem as ciências, no meu caso, a área de Ciências Humanas. É o reconhecimento do trabalho diário no ensino, na pesquisa e na extensão, muitas vezes, sem acesso a recursos mais qualificados, mas munido de um desejo muito grande de ser o melhor que se pode ser como servidor público, dar o melhor de si na missão de contribuir para o desenvolvimento humano e sustentável, a partir da Instituição Unioeste, na qual trabalho. A partir de meu doutoramento, em 2005, pude entrar com mais força e dedicação na área da pesquisa e no desafio de dialogar com o mundo através da publicação de minhas pesquisas em forma de artigos científicos, que se encontram publicados em vários países, como Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Dinamarca, Espanha e Portugal, e nas mais diversas universidades de norte a sul do Brasil. Importante também foi a oportunidade de realizar meu Estágio de Pós-Doutorado em Educação, em 2010, que renovou minha relação com a pesquisa e oportunizou contribuir mais ainda com as discussões dos temas relevantes para as humanidades. Já no período do doutoramento e, especialmente, após sua conclusão, pude perceber a importância da rede de computadores como uma ferramenta de fazer chegar, com rapidez, minhas discussões em outras regiões de uma pequena parte do mundo Ocidental. E, em todas estas publicações, eu levava,

sempre com muito orgulho, o nome da Unioeste, como uma Instituição pública, gratuita e de qualidade. Por isso, compor o Ranking Internacional 2021 de pesquisadores da Unioeste, me deixa muito feliz e muito agradecido pela oportunidade de fazer parte do quadro de docentes pesquisadores da Unioeste”.

Projetos

O professor aponta que os principais temas que vem pesquisando estão ligados à relação entre ética e educação, ética e cidadania e ética e Direitos Humanos. De 2005 a 2012, se concentrei no tema da ética e da cidadania no contexto e desenvolvimento das instituições comunitárias regionais. Entre 2010 e 2015, imprimiu esforços na pesquisa sobre a Escola entre a Esperança e a Violência, voltada para a formação docente através da práxis reflexiva. Atualmente, na Linha da Formação de Professores/as, vem trabalhando com o tema do Desenvolvimento Profissional Docente nas suas dimensões pessoais, sociais, profissionais e ideológicas, e, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável PPG-DRS, com o tema da Ética, Bioética e Ideologias: inter-relações nas organizações, nas comunidades, na educação formal, popular e ambiental na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável.

Currículo

Alvori pós-doutor em Educação, Doutor em Teologia (Área: Religião e Educação), Mestre em Educação nas Ciências (Área Filosofia). Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- -Unioeste, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPG-DRS e na Graduação como docente da Área de Fundamentos da Educação nos cursos de Licenciatura do CCHEL, Campus de Marechal Cândido Rondon. Pesquisador do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável – GIIPEDES (Unioeste) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9343620055632343; do Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Física Escolar – GEPEFE http://dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/7034975025881353115865; e do Grupo de Pesquisa de Economia da Religião, do Centro de Estudos Socioeconômicos (UEM) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0606333425732569.