Cientista da Unioeste - Loreni Teresinha Brandalise

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está a professora Loreni Teresinha Brandalise que desde 1995 no curso de Administração do Campus de Cascavel. Ela comenta “que é com muita honra que recebo essa citação. É como um reconhecimento pelo trabalho e dedicação no ensino /aprendizagem de Administração”.

Projetos

A professora aponta os principais projetos desenvolvidos por ela na Instituição: o projeto de extensão Gestão das Unidades Artesanais (GUA) é desenvolvido desde 2004 com apoio da EMATER-PR. Nos anos de 2004 e 2005 foi financiado pelo CNPQ. No ano de 2006 o projeto mudou o foco inicial, que era capacitar pequenos agricultores, passando a aplicar o curso para artesões da Feira de Artesanato de Cascavel, sendo denominando GUAU, Gestão das Unidades Artesanais Urbanas. De 2007-2009 o projeto foi financiado pela SETI através do Programa Universidade sem Fronteiras, em parceria com a Secretaria Municipal de Guaraniaçu. O público alvo são empreendedores rurais que realizam atividades não agrícolas como fonte secundária de renda, abrangendo diversos municípios da região Oeste do Estado. Tem como principal objetivo a capacitação no sentido da gestão dos empreendimentos, envolvendo as áreas de marketing, recursos humanos, comercialização, produção e gestão ambiental. As aulas são divididas em módulos, com os temas satisfação pessoal no trabalho, produção e qualidade, relações interpessoais, comercialização, cálculos e custos. “Além das pesquisas realizadas com o público-alvo, espera-se, a longo prazo, que o projeto beneficie a sociedade de uma forma geral, por meio da possível diminuição do êxodo rural, uma vez que tenham maior qualidade de vida no campo”.

Currículo

Loreni é doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Mestre em Engenharia de Produção (2001), MBA-Executive pela Universidade Estadual de Maringá (1998), e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990). Autora de livros sobre o tema da sustentabilidade, é organizadora de coletâneas sobre cases organizacionais e sobre tecnologia social ligada a agricultura familiar. Possui artigos científicos publicados em periódicos classificados pela CAPES. Docente Sênior do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PPGA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel, atuando nos temas referentes à gestão ambiental, administração de materiais, logística e competitividade. Membro do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade (GPSA).