Cientista da Unioeste - Guilherme Welter Wendt

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking está o professor Guilherme Welter Wendt desde 2019 no curso de Medicina no Campus de Francisco Beltrão comenta que “trata-se de um reconhecimento do trabalho desenvolvido já há quase duas décadas. As áreas que atuo são, em certa medida, bastante emergentes na América Latina. Os temas de meu mestrado, doutorado e pós-doutorado, por exemplo, versaram sobre construtos praticamente inexplorados. Isso, por consequência, fez com que eu e meus colaboradores produzíssemos pesquisas e conhecimento local, o que explica esse destaque em relação a ser um pesquisador com citações elevadas.

Currículo

O professor é psicólogo formado pela PUC-RS, com doutorado pleno pela Universidade de Londres e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na intersecção entre a psicologia e metodologias quantitativas de análise de dados com os campos da saúde pública.

Projeto

Guilherme ressaltou que com a pandemia do Novo Coronavírus emergiu logo após meu ingresso na universidade, praticamente todos os projetos têm versado sobre o tema. “Estabelecemos parcerias com pesquisadores internacionais, que resultaram em publicações em jornais de elevado prestígio (ex. Qualis A1 na Medicina) e com inúmeros manuscritos em processo de avaliação. Atuo também junto ao sistema prisional, em projetos de pesquisa e extensão. Essa atuação é diretamente ligada ao meu tema principal de estudo (transtornos comportamentais e, especialmente, psicopatia). Assim, para além de medidas comportamentais, executamos também estudos na busca de marcadores e/ou alterações fisiológicas e fatores de risco ou proteção no contexto prisional. Na pós-graduação, foco no ensino de metodologia de pesquisa e análise de dados, com alunos desenvolvendo estudos do tipo revisão sistemática (com ou sem meta-análise) bem como análises longitudinais de dados. Finalmente, destaco minha atuação no Núcleo Maria da Penha do campus de Francisco Beltrão, em projetos envolvendo os próprios agressores, fato esse inédito na região”, explicou.