Cientista da Unioeste - Oscar Kenji Nihei

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está o professor Oscar Kenji Nihei desde  2007 do Centro de Educação, Letras e Saúde, no curso de Enfermagem e na Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras e Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira (Unioeste) no Campus de Foz do Iguaçu. Ele comenta que ”considero que a citação é um importante reconhecimento, pois indica que as pesquisas que desenvolvemos, os pesquisadores formados e os trabalhos que publicamos têm relevante contribuição na construção da Ciência nacional e internacional, uma vez que, essa lista considera diversos indicadores, tais como as citações por outros trabalhos científicos, indicando a real inserção, escrutínio e o divulgação do conhecimento científico produzido. E ainda, esse tipo de lista indica a importância da própria Ciência brasileira, enquanto importante contribuição para a geração de conhecimento novo para a Ciência nacional e internacional, indicando que formar pesquisadores e cientistas no Brasil e investir em pesquisa no país é fundamental para que as pesquisas sejam realizadas e que novas gerações de pesquisadores possam ser formados e absorvidos pelos Institutos de Pesquisa e Universidades brasileiras”.

Projetos

O professor ressalta que atualmente, por meio da colaboração com os grupos de pesquisa e programas de pós-graduação em que está inserido, tem atuado em projetos relativos às temáticas da epidemiologia, saúde pública, com foco nas coletividades e cuidado principalmente em regiões de fronteira.

Currículo

Kenji possui graduação em Biologia - modalidade médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências (Biofísica e Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Imunologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente é docente associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Foz do Iguaçu-PR. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva em Enfermagem (GPSC - UNIOESTE) e colaborador do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Geoprocessamento (GETS – UEM). Membro da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), IEA (International Epidemiological Association) e ISGH (International Society of Global Health).