Dia D Campo: empresa parceira da Unioeste realiza evento sobre inovação no campo

Nos dias 9 e 10 de dezembro foi realizado o evento Dia D Campo, promovido pela empresa Plantar Agro, que é parceira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste no projeto de Doutorado Acadêmico para Inovação – DAI, na área de Engenharia Agrícola. O evento contou com palestras, tours guiados, estandes, balcão de negócios e outras atrações.

As atividades realizadas no “Dia D Campo” têm como objetivo realizar a transferência de conhecimento, conectando os estudos mais recentes com os produtores, com a apresentação das mais novas tecnologias presentes no mercado e também realizando a aproximação dos produtores da região com as empresas que são referência no setor. Além disso, para os presentes no evento, foram apresentadas condições exclusivas de negócios.

A empresa Plantar Agro e a Unioeste possuem uma parceria com o curso de Doutorado em Engenharia Agrícola, no âmbito do Projeto DAI.      Desde 2015, são realizadas atividades conjuntas entre a companhia e a universidade, como acompanhamento de dados, análises e outras trocas de informações. A parceria no Doutorado Acadêmico para Inovação aconteceu em 2019 e, desde então, o aluno do Doutorado em Engenharia Agrícola, Alex Paludo, trabalha juntamente com a empresa.

A troca de informações e de experiências entre o setor privado e o acadêmico constitui o principal benefício da cooperação entre a Plantar Agro e a Unioeste. O doutorando Alex Paludo comenta que existem iniciativas oriundas dos dois lados, sempre com o objetivo de buscar soluções para a produção da região. Além disso, o aluno de doutorado enfatiza os benefícios da colaboração. “Uma das finalidades é integrar a universidade com empresas locais e levar um pouco do conhecimento e da tecnologia existentes dentro da universidade para dentro delas, assim como as empresas colaborarem com equipamentos e informações que ajudem as pesquisas dentro dos laboratórios”, ressaltou.