Central de Notícias

Confap: Unioeste participa de apresentação do Sistema Paranaense de Educação

Na última quinta-feira, a Universidade Estadual do Paraná – Unioeste prestou apoio ao Fórum Nacional do Conselho das Fundações de Amparo à Pesquisa, que aconteceu no Parque Tecnológico Itaipu – PTI, em Foz do Iguaçu. O evento reuniu autoridades da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil todo e contou com uma apresentação do Sistema Paranaense de Educação.

Apenas no ano passado, o Estado do Paraná gastou cerca de R$ 2,2 bilhões na manutenção dos serviços prestados pelas universidades estaduais, foi o que informou o Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona. Além disso, Aldo citou que o  Paraná possui mais de 100 mil pessoas dentro da comunidade acadêmica, sendo que 96 mil são alunos. Em relação aos programas de pós-graduação, o superintendente valorizou a atuação da educação pública do Paraná. “Hoje nós respondemos pela maior parte da pós-graduação do Paraná, o sistema estadual, depois o sistema federal e pequena parcela do privado. Este é o esforço do Paraná em termos de ensino superior para ancorar um processo de ciência, tecnologia e inovação em favor do desenvolvimento do estado”, comentou.

O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, apresentou os dados referentes ao amparo à pesquisa no Estado do Paraná. Como exemplo da grande concentração de pós-graduados existentes no Estado. Ele citou que na região Sudoeste do Paraná possui uma relação de 110 doutores por 100 mil habitantes, enquanto um país como Portugal possui a relação de 35 doutores por 100 mil habitantes. “Geração de conhecimento precisa de programas de formação e precisa de pós-graduação e de mestrado e doutorado”, completou.        

O vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello, apresentou o trabalho desenvolvido pela universidade na área dos programas de pós-graduação. A Unioeste possui hoje 37 Programas de Pós-Graduação, 17 cursos de Doutorado e 37 cursos de Mestrado, totalizando mais de 1.800 alunos matriculados. Entre os anos de 2017 e 2020, foram defendidas dentro da Unioeste 1.971 dissertações de mestrado e 315 teses de doutorado. O vice-reitor declarou que a “Instituição não está medindo esforços afim  de manter e alcançar maior excelência nos ensino, pesquisa e extensão”.        

Ainda discursaram no painel, o reitor da Universidade Federal de Integração Latino-Americana – UNILA, Gleisson Alisson Pereira de Brito, e o Rafael Deitos, Diretor Técnico do Parque Tecnológico Itaipu

Autor: João Vitor Marcohi de Oliveira/Assessoria de Comunicação Social

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.