Projeto Web Rádio Escolar recebe Selo SESI ODS 2021

O projeto de extensão “Web Rádio nos Colégios Jardim Porto Alegre e Premen Toledo”, desenvolvido pelo curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em parceria com os colégios estaduais de Toledo recebeu o Selo SESI ODS 2021 que visa reconhecer boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizadas por organizações do Estado do Paraná.

Coordenado pela professora Nelsi Kistemacher Welter e pelo professor Luis Cesar Yanzer Portela, o projeto implantou duasweb rádios escolares, que funcionam através da plataforma BrLogic e possuem página online: a web rádio Newspaper JPA (https://newspaperjpa.webradiosite.com/) e a web rádio Integração Premen (https://radiopremen.com/). A atividade extensionista envolve acadêmicos(as) da Unioeste e alunos da educação básica dos colégios, que se dedicam a elaborar a programação e desenvolvem atividades diversas, como debates, rodas de conversa, entrevistas, artigos, além da programação e repercussão das atividades.

Os programas abordam diferentes temáticas de forma transversal, ligando diversas áreas do conhecimento. Entre as matérias, entrevistas e quadros oferecidos ao público que acompanha os canais, estão atividades relacionados à psicologia, saúde, cultura e entretenimento, meio ambiente e filosofia.  “A garotada entende que precisa falar sobre humanidades e precisa trazer isso para o contexto escolar. Nesse sentido, esses programas servem não apenas para quem for ouvir do outro lado, mas também para o professor utilizar em sala de aula como material didático”, destaca a professora Nelsi.

Alguns dos temas abordados despertam maior interesse dos estudantes, como o problema da violência contra a mulher e informações e debates ligados às questões ambientais.  “Os temas dos ODS são tratados conforme o interesse dos alunos que planejam a ação, pesquisam, buscam informações, escrevem os roteiros para as entrevistas e podcasts, buscando, assim, trazer esses conteúdos para dentro da escola por meio de materiais diversos acessíveis ao público”, explica a professora.

O selo Sesi ODS é um reconhecimento para as instituições que realizam projetos relacionados aso ODS, contribuindo, assim, para o alcance desta agenda mundial de desenvolvimento no Estado do Paraná. Trata-se de uma arte que significa o comprometimento com a causa dos ODS.

Assessoria de Comunicação Social