Cientista da Unioeste - Neumárcio Vilanova da Costa

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está o professor Neumárcio Vilanova da Costa desde 2009 no curso de Agronomia do Campus de Marechal Cândido Rondon comenta sobre seu nome ser citado na lista da AD Scientific que “este é um fato realmente surpreendente que nos deixa muito contente, pois evidencia que as pesquisas realizadas pelos nossos alunos abordam uma problemática importante das Ciências Agrárias e que estão sendo utilizadas de alguma forma pela comunidade científica. Acredito também que representa um reconhecimento do esforço que vem sendo feito por todos os alunos, docentes e servidores da Unioeste para desenvolver pesquisa de qualidade na nossa instituição, pois outros colegas também foram mencionados nesta lista. Indicações assim, é muito motivante e só ressaltam a importância do trabalho em equipe e das parcerias para a realização dos projetos, portanto, vale um agradecimento a todos do Centro de Ciências Agrárias, em especial aos discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unioeste e dizer também que é um orgulho pra mim poder fazer parte de tudo isso”.

Projeto

O professor salienta ainda alguns de seus projetos em andamento em 2020- Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento do Sistema de Produção Orgânico. Projeto submetido a Itaipu Binacional (Convênio nº 4500058970); 2020- Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Mandioca do Oeste do Paraná: Ações de pesquisa, ensino, extensão e inovação, para o sistema agroecológico e da cultura da mandioca em apoio a produção familiar e a segurança alimentar. Convênio nº 1.0031.00/2018 - SICONV nº 881473/2018; 2011-Estudos sobre interferência e manejo integrado das plantas daninhas na cultura da mandioca

Formação.

Currículo

Neomárcio em 2001 fez a graduação em Agronomia pela Universidade do Tocantins, 2004 Mestrado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2007 Doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Também foi em 2017 coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) da Unioeste, Conceito CINCO da Capes; 2013 - líder do Grupo de Estudos em Matologia do Oeste Paranaense da Unioeste (GEMOP). Possui ainda experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas da Matologia (Ciência das Plantas Daninhas): ecologia e biologia, matointerferência, resistência aos herbicidas, seletividade e eficiência de herbicidas, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, sistemas de manejo sustentáveis das plantas daninhas em áreas de plantio direto convencional e orgânico.