Cientista da Unioeste - Pericles Almeida Delfino Duarte

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está o professor Pericles Almeida Delfino Duarte que desde 2001 atua como médico na UTI Geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e 2002 como professor do curso de Medicina do Campus de Cascavel. Ele comentou sobre ter sido citado na lista “fiquei muito feliz e orgulhoso, por poder representar a Universidade e a região Oeste do Paraná. Principalmente porque a maioria das atividades científicas que participo na Instituição são multiprofissionais, e portanto, represento cada um desses colegas que têm colaborado na produção científica da Unioeste e HUOP: médicos, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, enfermagem.

Projeto

O professor participa do Ambulatório multiprofissional pós-UTI do HUOP com pesquisas em ventilação mecânica e insuficiência respiratória na UTI geral/HUOP, com profª Erica Osaku e dr Amaury Jorge; além do projeto POTSS (Programa de Otimização do Tratamento da Sindrome Séptica) no PS e na UTI-HUOP, juntamente com o Hospital das Clínicas/UFPR, UEL e Secretaria Estadual de Saúde e participação da UTI-HUOP em estudos internacionais multicêntricos: Estudo BASICS (Reposição Volêmica em UTI), Estudo ART (Ventilação Mecânica na SARA), International Registry Study of neuraminidase inhibitors in H1N1, Estudo ICU-VISITS (Visitas de familiares na UTI), Estudo DONORS (Protocolo de doação de órgãos), Estudo EPIC II (Coorte internacional de infecções em UTI).

Currículo

Pericles é médico intensivista formado pela UFPR (1990) tem residência na EPM/UNIFESP (1994) e Doutorado pela UNIFESP (2000); ex-presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná. Criador e ex-coordenador do curso de Ventilação Mecânica “VENUTI”, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Desenvolve ainda algumas atividades na Instituição como professor na Disciplina de Terapia Intensiva e Emergências e Internato Médico); professor e ex-coordenador da residência de Clínica Médica; coordenador do estágio de Terapia Intensiva para médicos; coordenador da Residência de Medicina Intensiva e professor da Residência de Fisioterapia em Medicina Intensiva.