Cientista da Unioeste - Oldemar Mazzardo

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou  a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados está o professor Oldemar Mazzardo que desde 2015 leciona no curso de Educação Física do Campus de Marechal Cândido Rondon. Para ele a “indicação foi inesperada, mas bem vinda, pelo reconhecimento nesses tempos tão difíceis. Esse é um reconhecimento do esforço de muitos anos dedicados à pesquisa, na colaboração com colegas da Unioeste e de outras universidades do Brasil e do exterior.  Isso demonstra que nós, pesquisadores da Unioeste, assim como de outras instituições públicas, realizamos pesquisas de qualidade, que são referência também em outros países da América Latina. O nível de excelência da Unioeste, dos seus docentes e servidores, deve ser enaltecido para que nossos acadêmicos visualizem possibilidades da formação como futuros pesquisadores, mesmo com os escassos recursos que temos nos dias atuais. A Educação Física Licenciatura e Bacharelado da Unioeste avança a passos largos no desenvolvimento científico, e conquistamos um curso de Mestrado no Campus de Marechal Cândido Rondon”.

Projetos

Na Unioeste o professor explica que tem trabalhado com os seguintes projetos: Fatores relacionados à Atividade Física em escolares; Avaliação do  Desenvolvimento de Habilidades Motoras para crianças de 5 a 11 anos de idade

e colaborado em projetos sobre Saúde Docente e Variáveis relacionadas à prática de atividade física em adultos.

Currículo

Oldemar é graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1996); Mestre em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora pela Universidade de Pittsburgh - EUA (2004) ; Doutor em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora pela Universidade de Pittsburgh - EUA (2008); Pós-doutor pela Universidade Federal do Paraná (2011 - 2014)

Professor Adjunto C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (dez 2015 - atual); Coordenador do curso de Educação Física Licenciatura (2019 - atual); Coordenador do Grupo de Pesquisa: Educação Física e Saúde – Unioeste.