Central de Notícias

Fórum "Desafios da Matriz Energética" está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do Fórum Desafios da matriz energética para o desenvolvimento regional, que será realizado no dia 26 de novembro, a partir das 8h30 no Auditório Cascavel na Acic,  de modo presencial.

O evento é direcionado as entidades de classe, sindicatos patronais, órgãos públicos, secretarias de desenvolvimento, empresários, autônomos, professores, phd's, mestres, federações empresariais, região oeste, entre outros que tenham interesse ao tema.

As atividades serão presenciais com vários especialistas. As inscrições para participar do 1ºFórum são gratuitas, e podem ser realizadas até 26 de novembro, por meio do preenchimento do formulário disponível aqui. https://www.sympla.com.br/.../desafios-da-matriz.../1410664

Confira a programação e currículos dos nossos especialistas:

08h00 - 8h30 - Abertura

9h00 - 9h40 - Desafios da matriz energética para o desenvolvimento regional

Victor Ribeiro 

Gerente da área de Assuntos Regulatórios da Thymos Energia.  É mestrando em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), especialista em Regulação Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Engenharia Econômico-Financeira pela Universidade Federal Fluminense. Tem mais de 25 anos de experiência, tendo atuando em todos os segmentos do setor elétrico, com passagens por empresas como Vale, Queiroz Galvão e Brookfield Energia Renovável - sempre trabalhando na área regulatória em energia.  Ribeiro também é colunista especializado em energia na Agência Estado Broadcast.

9h40 - 10h20 - O Mercado do Biogás e Biometano no Oeste do Paraná

Rafael González

Engenheiro Ambiental e mestrando em Engenharia e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Há mais de 10 anos atua na captação e gestão de projetos na área de energias renováveis. Participou do desenvolvimento do Plano de Negócios e estruturação do Centro Internacional de Energias Renováveis, O CIBiogás, em 2012. Em 2016 assumiu a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e em 2020 assumiu a Diretoria Presidência do CIBiogás, conduzindo projetos estratégicos e consolidação empresarial. Atualmente é conselheiro da Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) e do Conselho Diretivo do Projeto GEF/Brasil – Biogás (Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira).

10H20 - 10H35 - INTERVALO

10h40 - 11h40 - Talk show (perguntas do público)

Mediador:  Juliano Huck Murbach

Advogado Tributarista, Mestre em Direito, Mestrando em Engenharia de Energia, Ex-Presidente da OAB Cascavel, Assessor Jurídico da ACIC, Diretor Jurídico da Cooperativa Paraná Energia, Prof. da Graduação e da Pós-Graduação em Direito Tributário.

11h40 - 13h30 - ALMOÇO

13h30 - 14h10 - Os desafios na mudança da matriz energética

Augusto Poliquezi

Engenheiro eletricista, atua no setor elétrico paranaense há mais de 18 anos, tendo trabalhado em empresas como LACTEC, COPEL G&T, TECPAR, Dobrevê Energia, JMalucelli Energia, atuando em Projeto/Construção/Operação e Manutenção de Usinas Hidrelétricas, Eólicas e Térmicas a Biogás de Aterros Sanitários. Atualmente, é coordenador de O&M na CEPAR – CESBE Participações SA, onde é responsável pela operação e manutenção das Usinas e Transmissoras do Grupo. Ao longo deste período, também foi gerente de programas ANEEL de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Eficiência Energética (PEE), tendo gerenciado projetos de Eficiência Energética em Escolas Estaduais no PR em Parceria com a Copel, projetos de Sistemas Fotovoltaicos em Geração Distribuída em parceria com a Universidade Federal de Goiás, e projetos de Otimização de Geração Hidrelétrica de Usinas em Cascata em parceria com LACTEC.

14h10 - 14h50 - Paraná Trifásico e Smart Grids da Copel

Julio Shigeaki Omori

Engenheiro Eletricista, especialista em automação, mestre em engenharia elétrica e informática industrial. Engenheiro consultor a 19 anos na Copel, Superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais.

14h50 - 15h30 - Energias Renováveis: Hidrogênio

Patricio Rodolfo Impinnisi

É pesquisador no Lactec há 25 anos, onde coordena equipes de pesquisas na área de baterias e sistemas de armazenamento de energia. Graduado em Física e mestrado em Física Matemática pela Moscow State University Lomonossov, tem doutorado em Química, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É também professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde leciona desde 2009.

15h30 - 16h10 - Capacidade de geração no cenário brasileiro com agravamento dos problemas hídricos

Rafael de Souza Favoreto

Gerente da DIVISÃO DE PROGRAMAÇÃO E ESTATÍSTICA da Diretoria Técnica da Itaipu Binacional. É engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1997. Desde 2005 tem Mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela UFPR com ênfase em Estudos Energéticos. É especialista em Economia Empresarial, pela Faculdade Bom Jesus (FAE, 2001) e tem MBA em Gestão de Negócios para o Setor Elétrico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2020). Entre 1997 e 2006 atuou na Copel e Lactec, dentro do CEHPAR, na área de pesquisa em hidrologia e estudos energéticos. Desde 2006 trabalha na Itaipu Binacional, atuando na área de planejamento, programação da operação e estatística.

16H10 - 16H25 - INTERVALO

16h25 - 17h00 - Talk show (perguntas do público)

Mediador:  Juliano Huck Murbach

Advogado Tributarista, Mestre em Direito, Mestrando em Engenharia de Energia, Ex-Presidente da OAB Cascavel, Assessor Jurídico da ACIC, Diretor Jurídico da Cooperativa Paraná Energia, Prof. da Graduação e da Pós-Graduação em Direito Tributário.

Mais informações com a supervisora do Codesc, Patrícia Pacheco pelo celular (45) 99801-5946, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Crédito: Assessoria

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.