Cientista da Unioeste - Pery Francisco Assis Shikida

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou  a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking está o professor Pery Francisco Assis Shikida que desde 1992 leciona no curso de Economia Campus de Toledo. Quanto a participar dessa lista de cientistas mais influentes do mundo ele comenta  é uma “honra”.

Projetos

O professor comenta que “os nossos projetos, não os considero meus”, concentram-se na área da economia rural e economia do crime. Ele trabalha com os temas agroenergia, agroindústria canavieira, cadeias produtivas, cenários econômicos e economia do crime.

Pery explica que graças a esta trajetória de ensino-pesquisa e extensão que fazem na Unioeste, desde meados de 2019 ocupa a função de presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER (vide https://sober.org.br/sample-page/diretoria/), gestão 2019-2021, tendo sido reeleito para o biênio 2021-2023. Após exercer diversos cargos nessa Sociedade, que frequenta desde 1991, quando ainda era mestrando, tem a “obrigação de realizar uma função à altura de sua sexagenária história”.

A economia do crime, comentou ele, possibilitou diversas experiências de políticas públicas, a ponto de ser convidado para ser membro atual do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde foi Relator do Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2020-2023) – https://www.gov.br/depen/pt-br/composicao/cnpcp/plano_nacional/PNPCP-2020-2023.pdf (CNPCP, 2019).

“Nossas pesquisas estão sendo utilizadas com ênfase no Direito Penal, com destaque para a ADI 6298 MC/DF, em que o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dr. Luiz Fux, emitiu Medida Cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.298 (Distrito Federal), citando: “Nada obstante, conforme bem demonstra Pery Francisco Assis Shikida, pesquisador na área da Análise Econômica do Direito, a instituição do juiz das garantias, combinada com a morosidade atual de muitos juízos criminais do país em virtude do assolamento de processos, pode fornecer também incentivos à impunidade ou, ao menos, prejudicar a duração razoável do processo – aumentando o tempo necessário para que prestação jurisdicional final ocorra (SHIKIDA, Pery Francisco Assis. A economia e o juiz de garantias. Disponível em Portal Jota Info, 08.01.2020).” Este trabalho serviu de base para a suspensão do Juiz de Garantias no Brasil”.

Currículo

Pery possui graduação em Economia pela UFMG (1989), mestrado em Economia Agrária pela ESALQ/USP (1992) e doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (1997). Pós-doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas/SP (2009). Foi Visiting Scholar na Kaiserslautern Universität/Alemanha (2000 e 2005) e University of Wisconsin/Estados Unidos (2010); Professor Visitante na Università Politecnica delle Marche/Itália (2013), Universidade de Évora/Portugal (2015), Universidad de la Rioja/Espanha (2016), Universitatea Babes Bolyai/Romênia (2016), Universidad Nacional de Asunción/Paraguay (2018) e Universidad Nacional de Canindeyú/Paraguay (2020). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), atuando no curso de Economia, Programa de Mestrado em Economia e no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) (Gestão 2019-2021, reeleito para 2021-2023). Membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). Relator do Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2020-2023). Conselheiro Científico Titular da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. Tem experiência na área do Agronegócio e Desenvolvimento Regional, atuando nos seguintes temas: agroenergia, agroindústria canavieira, cadeias produtivas, cenários econômicos e economia do crime.