Cientista da Unioeste - José Renato Stangarlin

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou  a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados está o professor José Renato Stangarlin que desde 2000 leciona no curso de Agronomia no Campus de Marechal Cândido Rondon. Ele comente que recebeu a informação que seu nome estava na lista com muita alegria. “É muito gratificante ver que os trabalhos que desenvolvemos na Unioeste, fruto da dedicação de nossos orientados de graduação e de pós-graduação, e parceria com diversos professores e instituições, tem chamado a atenção de outros pesquisadores no Brasil e no exterior. Muitos desses trabalhos são desenvolvidos por bolsistas (Capes, CNPq, Fundação Araucária e da própria Unioeste), mas há também muitos que são feitos de maneira voluntária; são ambos heróis. Agradeço a Deus, que é meu refúgio forte, por esta conquista!”.

Projetos

Os projetos desenvolvidos, comenta o professor,  são na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia e Bioquímica do Parasitismo, principalmente nos seguintes temas: controle alternativo de doenças de plantas, plantas e fungos medicinais, indução de resistência, atividade antimicrobiana, nematologia, homeopatia na agricultura e cultivo de cogumelos comestíveis.

Currículo:

José Renato possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) (1992), mestrado (1995) e doutorado (1999) em Fitopatologia também pela ESALQ/USP. Professor Associado C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 2000. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia (2003-2005) e Diretor do Centro de Ciências Agrárias (2008-2011). É líder do grupo de pesquisa Controles Biológico e Alternativo em Fitossanidade - COBALFI, Editor-Chefe da revista Scientia Agraria Paranaensis (2010 a 2018), Editor-Associado da Revista Brasileira de Ciências Agrárias e da revista Arquivos do Instituto Biológico. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Já publicou 174 artigos científicos, seis livros e 34 capítulos de livros. Entre orientações e coorientações concluídas estão 72 de mestrado, 31 de doutorado, 40 de conclusão de curso de graduação, 35 de iniciação científica e três supervisões de pós-doutorado.