Cientista da Unioeste - José Carlos dos Santos

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou  a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados está o professor José Carlos dos Santos ingressou em 1995 no curso de História no Campus Marechal Cândido Rondon. Ele comenta que vê o seu nome nesta lista com surpresa. “Não está entre meus objetivos, apesar de saber que é um requisito considerado pela CAPES na avaliação de Programas de Pós-graduação. A circulação de meus textos devo muito mais a meus alunos e colegas que a mim, propriamente. Reconheço que o trabalho de produção e orientação são os responsáveis pela veiculação. Meus alunos de mestrado, doutorado, pós-doutorado, Pibic e TCC´s são os grandes responsáveis”.

Projetos

O professor explica que durante os 26 anos de docência na Unioeste, desenvolveu  três projetos e um último em andamento. O primeiro deles, que rendeu a Tese de Doutorado em 2002, reuniu documentos históricos acerca da formação territorial do Oeste do Paraná, de modo especial sobre a fronteira Brasil-Paraguai. Além da tese, um outro resultado foi a criação institucional do Grupo de Pesquisa Hermenêutica da Ciência e Soberania Nacional, criado em 2005. De 2006 a 2015, também foi criado no Grupo um projeto com auxílio da Fundação Araucária que estudava as causas de Suicídio (ANASUICIDIO) entre agricultores da microrregional Oeste do Paraná. Dados da Polícia Civil, do Cartório de Registro, histórias de vida. De 2015 a 2019 um Projeto sobre Identidades Hibridas –Identidades, vínculos e formação da individuação de sujeitos da tríplice fronteira Brasil e Paraguai – também foi desenvolvido cujo objetivo foi compreender os modos de “ser brasileiro” de paraguaios e argentinos residentes em Foz do Iguaçu. E, por último, criado em 2020, portanto em desenvolvimento, um projeto de abordagem da posse da memória militar como demarcação de posicionamentos de sujeitos e ou instituições, na Tríplice Fronteira.

Currículo

José cursou Filosofia na então Facitol e conclui, na Funioeste: 1985. Em 1986, ingressou como docente concursado da Rede Estadual, Colégio São Cristóvão em Cascavel e Colégio Senhora Auxiliadora como docente de História. Em 1992, conclui pós-graduação Lato Sensu em Educação, pela Fecivel/Funioeste. Ingressou no Mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1993 e o concluiu em julho de 95. No retorno do Mestrado, fez teste seletivo para o curso de História da Unioeste Campus de Marechal Cândido Rondon. No ano seguinte, 1996, ingressou como professor efetivo. Com a criação do curso de Direito naquele Campus, migrou para o Centro de Sociais Aplicadas e atuou nos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração. Desde então, lecionou na Pós-Graduação nos cinco Campi da Unioeste, na área de Humanas e Sociais Aplicadas. Ingressou no Doutorado em 2000 e retornou com titulação em 2002. Em 2005, iniciou a Graduação em Direito. Em 2010, ingressou na Pós-Graduação Stricto Sensu, por um programa interdisciplinar - Sociedade, Cultura e Fronteiras do Campus de Foz do Iguaçu onde atua. Neste mesmo ano ingressou como Bolsista Produtividade do CNPq; solicitando descredenciamento em março de 2018. Em 2013, migrou para o Campus de Cascavel, onde atua como docente no Curso de Pedagogia.

O professor também publicou em revistas de Antropologia, História, Etnografia, de Saúde Pública, Sociologia e Educação. Da mesma forma, orienta alunos da Pós-graduação das áreas do Direito, da História, da Educação, das Ciências Sociais, do Serviço Social, da Administração. A interdisciplinaridade desta multidicisplinaridade, sem dúvida, impacta na disseminação da produção de artigos, Dissertações, Teses, livros e capítulos de livros. A permanência como Bolsista do CNPq também foi fator de impacto para circulação do nome dos projetos, da Instituição e de publicações conjuntas dos alunos.