Podcast auxilia acadêmicos na compreensão e disseminação de conhecimento sobre Administração

Criar conteúdo dinâmico, envolver os acadêmicos nas atividades, estes são apenas alguns dos desafios que os professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) enfrentam no dia a dia. No Campus Foz do Iguaçu, uma ideia inovadora desenvolvida através da disciplina optativa de Gestão com Enfoque em Sustentabilidade, do curso de Administração tem trazido conteúdo acessível, de forma totalmente gratuita, através de podcasts, formato que permite a gravação de materiais em áudio ou multimídia, semelhante aos programas de rádio.

Com o nome “Pitadas de Gestão”, o podcast já conta com 12 episódios, todos com conteúdo produzido e gravado pelos acadêmicos, com orientação da professora Manoela Silveira dos Santos, docente do curso de Administração e responsável pela atividade. Ela comenta sobre a escolha do formato como metodologia de ensino para avaliar os alunos da graduação.
“Uma prova ou mesmo um trabalho prático seriam difíceis em função das restrições da pandemia. Eu ouço muito podcast e sei que é uma ferramenta muito utilizada pelos jovens e achei essa uma boa maneira de divulgar para a sociedade esse conhecimento adquirido em sala de aula.”

A professora explica que a atividade tem por objetivo trabalhar com conteúdos da Administração de uma forma simples e descontraída, voltados para o público em geral, contribuindo assim com a construção do conhecimento dos estudantes e uma maior disseminação do material. “Neste processo de produção do podcast, o conhecimento dos alunos é gerado. Eles acharam divertido traduzir a divulgação cientifica para uma linguagem mais acessível, atingindo assim um número muito maior de pessoas”.

A acadêmica Marina Roquinho Candido destaca o trabalho e a oportunidade de produzir materiais acessíveis a população. “A produção foi desafiadora, mas demos o nosso melhor por sabermos da importância e impacto que o projeto pode trazer na comunidade”.

Nessa primeira temporada, a temática trabalhada é a sustentabilidade, assunto que envolve estratégias de conciliar o desenvolvimento econômico à conservação ambiental e a responsabilidade social. Entre os episódios, estão discussões como Economia Circular e Economia Compartilhada, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Inovação Sustentável.

E a acadêmica, Eduarda Remor Bastos, já percebeu o quanto a atividade tem contribuído positivamente para a sua formação. “Eu não sabia quase nada sobre sustentabilidade e então pude ter contato com o tema. Logo após o podcast surgiu a oportunidade de participar de um hackathom sobre sustentabilidade, então vim com uma base forte para poder dar opinião no nosso projeto”.
A produção dos podcasts faz parte do projeto de extensão Pitadas de Administração, que foi encerrado há alguns dias, mas a ideia, segundo a professora, é tornar a plataforma um instrumento a ser utilizado em outras disciplinas a fim de tornar os conteúdos de Administração acessíveis a todos.

O material produzido pelos alunos pode ser acessado através do link

Texto: Gilvana Giombelli